/Um novo olhar para a arquitetura hoteleira

Um novo olhar para a arquitetura hoteleira

O setor de hotelaria caminha em uma atenção constante pela renovação, de modo a atender os anseios do perfil dos hóspedes, que frequentemente têm mudado muito nos últimos anos, e se adequaram às tendências do mercado contemporâneo.

Atualmente, grande parte do público dos complexos hoteleiros almeja uma hospedagem fora do padrão tradicional, foi-se o tempo que um bom chuveiro, uma ótima cama e uma localização privilegiada eram a chave do sucesso para a escolha de um hotel, o que fez surgir a necessidade de repensar a arquitetura e o design na hotelaria, levando em conta a mudança do comportamento do perfil dos usuários. Se antes os turistas só buscavam serviço de qualidade, higiene e conforto ao se hospedar em um hotel, hoje, além disso, procuram vivenciar experiências únicas em um meio de hospedagem.

Esta nova experiência de hospedagem recebe a denominação de Hotel Boutique. Este novo conceito dispõe de uma estrutura que se volta para hóspedes de níveis econômicos distintos, com a oferta de serviços de hospedagem diferenciados, com poucas acomodações, sendo estas de caráter mais personalizado, dispostas em locais estratégicos, onde os clientes são cativados pelo design do seu interior, único, aconchegante, sofisticado e acolhedor.

Os hotéis terão que cada vez mais se concentrar na criação de experiências memoráveis, ao invés de simplesmente oferecer comodidade e serviços.
Eles terão que aprender a ser criativos na adaptação de suas experiências às experiências dos clientes, inspirando-se nos Hotéis Boutique, independente do padrão hoteleiro. Essas experiências aliadas com o uso de elementos regionais e que mexam com a memória afetiva de seus hóspedes, tornará um trunfo para o sucesso e receptividade dos hotéis.

Caroline Medeiros
Arquiteta e Urbanista