/Vem aí a 27ª Festa da Colônia de Gramado

Vem aí a 27ª Festa da Colônia de Gramado

Unindo origens e celebrando tradições, vai começar a 27ª edição da Festa da Colônia de Gramado. O tradicional evento acontece em um estrutura especialmente construída no ExpoGramado, de 27 de abril a 14 de maio, e busca celebrar os hábitos do interior de Gramado apoiados na cultura dos imigrantes alemães, portugueses e italianos. Oferecendo farta gastronomia e uma feira de produtos coloniais, a Festa da Colônia é sempre devidamente embalada por Bandinhas e Grupos Folclóricos, que se apresentam no palco principal, e tem expectativa de público calculada em 300 mil visitantes durante os 18 dias do evento. (Foto: Cleiton Thiele-SerraPress/ Divulgação)
Entre as inúmeras atrações destaque para os Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas e pães e reunindo oito famílias do interior de Gramado. O Café da Nonna, apresenta uma casa do interior estruturada ao lado servindo o autêntico café da colônia, devidamente atendida pela Família Foss da Linha Bonita. Já as Cozinhas da Oma e da Nonna, oferecem a gastronomia típica da Festa da Colônia com estruturas novas, readequadas para melhorar ainda mais o serviço. A Cozinha da Oma é atendida por equipe da Linha Araripe. E a Cozinha da Nonna por equipes da Linha Bonita, Linha Nova e Linha São Roque. Para degustar as iguarias, o almoço ou janta custa R$ 30,00 por pessoa. E neste ano, a Feira de produtos coloniais teve ampliadas as exigências das Agroindústrias que participam, com o objetivo de proporcionar mais qualificação no âmbito da segurança alimentar.
Nos Jogos Rurais, além da tradicional competição de bocha e canastra, a novidade deste ano será a inclusão do torneio de cartas ‘66’. Outra novidade será que as competições não serão mais limitadas apenas às sociedades do interior, sendo abertas em geral. Vale lembrar também a expectativa pelo Espetáculo Origens, encenado por atores locais de diversas companhias de teatro – e com 45 minutos de duração – contando a história da colonização de Gramado pelos imigrantes alemães, italianos e portugueses. O espetáculo será apresentado nos três sábados da Festa, dias 29 de abril e 06 e 13 de maio.

Foto: Cleiton Thiele-SerraPress/ Divulgação

Como se não bastasse, o tradicional Desfile Cultural de Carretas promove uma festa pela principal avenida da cidade através de diversos carros puxados por bois conduzidos orgulhosamente pelos colonos. Cabe destacar que a carreata deste ano será temática com a participação estimada entre 30 e 35 carretas. O desfile acontece nos sábados 06 e 13 de maio, entre a ExpoGramado – sede do evento – até o centro de Gramado.

Foto: Cleiton Thiele-SerraPress/ Divulgação

Outra novidade será a Escolha das Soberanas para as festas da Colônia de 2018/2019. O momento especial de grande expectativa está programado para o sábado, dia 13 de maio, após o Desfile de Carretas no palco principal do evento na ExpoGramado. Vale lembrar que as Atuais Soberanas da Festa tem como Rainha, Sanny Bergamo da Linha Carahá e as Princesas Roseli Fassbinder da Linha Araripe e Joice Caroline dos Santos da Linha Bonita.

Foto: Cleiton Thiele-SerraPress/ Divulgação

A Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal Gramadotur. Nesta 27ª edição do evento foi criada uma Comissão Comunitária integrando diversos segmentos para discutir o evento onde as tomadas de decisões são feitas pelo grupo. A Comissão é formada por Sandro Bazzan, Josiano Schmitt, Enzo Arns, Alexandre Meneguzzo, Nelcy Santiago, Jacó Schaumloffel, Maciel Burtet, Neka Pante, Antônio Fávero, Diego Goulart, Diego Scariot, Romeu Nissola e Mônica Angeli.

Foto: Cleiton Thiele-SerraPress/ Divulgação

Serviço
27º Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições
Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)
Quando: de 27 de abril a 14 de maio
Fechado nas segundas e terças, com exceção do feriado.
Quartas e quintas das 10h às 22h.
Sexta a domingo das 9h às 23h.
Acesso a Festa e Estacionamento – gratuito.