/Violinista de renome nacional palestra gratuitamente em Gramado

Violinista de renome nacional palestra gratuitamente em Gramado

 

 

A Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Cultura, promove uma palestra com o professor e violinista de renome nacional, Paulo Bosísio, no próximo domingo, 21, às 9h30min, no ExpoGramado. A palestra será gratuita, aberta a toda a comunidade, e abordará a relação entre a educação musical e a família. (Foto: Paulo Bosísio. Crédito: Divulgação)

Sobre o palestrante
Nascido em 1950, no Rio de Janeiro, Paulo Bosisio estudou violino com Yolanda Peixoto e análise musical com Esther Scliar e, posteriormente, na Europa, com Max Rostal. Formou-se com grau máximo e distinção. Apresentou-se como solista de orquestra, recitalista e camerista por diversos países europeus. Foi fundador e, por 17 vezes, diretor artístico da Oficina de Música de Curitiba, festival que congrega cerca de 1,5 mil participantes. Também realizou a primeira gravação mundial do Quarteto nº 4, de Villa-Lobos. Foi diretor artístico e spallada Orquestra de Câmara Brasil Consorte, que estreou diversas obras em primeira audição. Gravou para a Orquestra de Câmara de Curitiba, atuando como maestro.
Executou em primeira audição no Brasil a Sonata nº 5, de Cláudio Santoro. Gravou CD na Suíça, com a sonata de Leopoldo Miguez e, em 2006, a obra integral romântica de Francisco Mignone. Em 2005, apresentou-se na Bélgica e na Itália em importantes Festivais e, em dezembro de 2006, realizou recital no Museu Debussy, em Paris (França). No Brasil, solou com todas as orquestras importantes do cenário musical. É professor do bacharelado de Violino na UNI-RIO e convidado para os mais importantes cursos e festivais do país. Bosísio também ministra aulas durante o Gramado in Concert.

 

 

Foto: Divulgação

Serviço
Palestra com Paulo Bosísio
Quando: domingo (21 de maio)
Horário: 9h30min
Onde: Sala Azaleia, no ExpoGramado
Entrada gratuita