/Visão entrega edição do Censo dos Meios de Hospedagem da Região das Hortênsias 2013

Visão entrega edição do Censo dos Meios de Hospedagem da Região das Hortênsias 2013

Foto: Karen Pinheiro / Redação Melhor do Sul

A Visão Agência de Desenvolvimento acaba de publicar a cartilha 2013 do Censo dos Meios de Hospedagem da Região das Hortênsias. Esta segunda edição identifica, compila, classifica, compara e analisa dados atuais com a 1ª edição, publicada em 2011 e, em algumas situações, compara ainda com dados de 2008, fornecidos pela Secretaria Municipal de Turismo de Gramado.

Porém, de acordo com a superintendente executiva da Visão, Sandra Lemos “infelizmente este censo já sai desatualizado, devido ao momento atípico que está vivendo a hotelaria de Gramado e Canela. Com uma oferta hoteleira tão acelerada, no decorrer do tempo desde a coleta até a publicação destes dados, eles acabam ficando defasados”.

A Região das Hortênsias é composta por 5 municípios: São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis e Picada Café, que juntos tem uma população de 122.788 habitantes, equivalente a 1% da população do Estado do RS de acordo com estimativas do IBGE para 2013. Mas em razão dos seus peculiares traços europeus e qualificada estrutura receptiva, a região recebe em torno de 6 milhões de turistas/ano, para lazer ou eventos. De acordo com a publicação, no Setor Hoteleiro, a Região das Hortênsias abriga um parque hoteleiro de 17.800 leitos, oferta ainda maior que os 15.900 previstos pela Secretaria de Estadual de Turismo para Porto Alegre. Mas, de acordo com a superintendente executiva da Visão, Sandra Ferrapontoff Lemos, os dados da cartilha já estão ultrapassados, uma vez que foram inaugurados novos leitos após a publicação.