/Visão fez reunião almoço com Márcio Port

Visão fez reunião almoço com Márcio Port

Foto: Divulgação (Jorge Maldaner, Jaime Oliveira, Lineu Kern, Mauro Valmórbida, Márcio Port e Rogério Poloni)

Na terça-feira, 19, a Visão-Agência de Desenvolvimento reuniu os associados da entidade no restaurante Nonno Mio, ocasião que recebeu o Presidente da Sicredi Pioneira, Márcio Port, que é um dos maiores especialista em cooperativismo. O tema central girou sobre “Cooperação como Agente de Desenvolvimento”.  Port despejou números importantes aos empresários sobre quanto o setor bancário pode ser alavanca de desenvolvimento local.

Port ressaltou que as cooperativas de crédito oferecem a seus associados produtos muito semelhantes   aos oferecidos pelos bancos, com a vantagem de dividirem as sobras (lucro) entre os “clientes” que a geraram (nas cooperativas, o cliente é também dono, chamado de associado).

tumblr_inline_nam9eiDcbm1rgry7c

Foto: Divulgação (Márcio Port, presidente da Sicredi Pioneira)

A Sicredi Pioneira RS, foi fundada no ano de 1902, e é a mais antiga cooperativa de crédito da América Latina. “Somos uma das 119 cooperativas do Sistema Sicredi, sendo atualmente a maior delas.” A fundação da cooperativa é fruto da insistência do padre jesuíta Theodor Amstad, que, percebendo as dificuldades que assolavam a população de nossa região, iniciou um movimento que culminou com a fundação de várias entidades, tais como cooperativas, asilos, hospitais, escolas, sindicatos e outros. Pode-se dizer que o crescimento da região teve grande influência pelas entidades constituídas pelo Padre Amstad.

A Visão vive novo momento em sua administração e Jaime Oliveira, (Hotel Laje de Pedra) assumiu a liderança do Conselho Deliberativo da Visão e, juntamente com Mauro Valmórbida (Hotel Alpestre), Rogério Poloni (CVB), Jorge Maldaner (Esquema Contabilidade) e Lineu Kern (Hotel Bangalôs da Serra), estão determinados a chamar os empresários associados  da Visão de volta ao seu papel de destaque nos rumos da Região das Hortênsias.  Diante deste novo formato, os líderes da Visão farão algumas reuniões para tratar de interesses da entidade que é voltada para o Desenvolvimento Regional.