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Zero Grau promete retomada das vendas do setor de calçados e acessórios

A Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios começa esta semana cercada de expectativas. A feira será realizada entre hoje, 16 e quarta-feira, 18 nos pavilhões do Serra Park, em Gramado, e marcará o lançamento das coleções da indústria para o outono e o inverno de 2016. Para as marcas, a perspectiva é de que a feira marque um momento de retomada das vendas, depois de um 2015 de dificuldades para a economia brasileira.

Os bons números que a feira apresenta para essa edição dão base a esse otimismo. Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Três Coroas, Werner Júnior, essa deve ser a maior edição já realizada da Zero Grau. “Até o momento estamos com números muito bons de passagens emitidas e de hospedagens confirmadas por parte dos clientes lojistas, isto é um balizador de que a feira está tendo uma boa procura e confirma de que está consolidada como data importante no calendário de moda do calçado brasileiro”, afirma.

Foto: Zero Grau/ Divulgação

 

O inovador conceito de turismo e negócios, apresentado pela feira, é visto como uma fórmula de sucesso que tem sustentado o crescimento constante do evento. O bom número de lojistas que vêm a Gramado mostra a necessidade de renovação das vitrines. “Consideramos que a Zero Grau poderá vir a ser o tão esperado momento de virada dos ânimos que o setor tanto precisa, pois independentemente da situação econômica e política instável que vive o nosso País, o mercado que trabalha com moda precisa renovar os seus looks e vitrines a cada estação, e sentimos que a data da feira é o momento correto para o lojista pesquisar e efetivar as suas compras”, ressalta Werner.

Foto: Zero Grau/ Divulgação

 

A expectativa pelo sucesso da feira vem também de uma necessidade do mercado se manter ativo. Para o diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira, Frederico Pletsch, o momento requer que o lojista aposte em novidades para atrair o consumidor. “Para que o ciclo continue funcionando é imprescindível que o varejo invista no diferente, na novidade. E isso sem dúvida teremos na Zero Grau. O lojista também terá a consciência de que os compradores estrangeiros se voltaram para o Brasil com a desvalorização do real, então é o momento de garantir o melhor produto para as lojas daqui”, salienta.

IMPORTADORES – A aposta nas vendas para o mercado internacional se sobressai na edição deste ano. O calçado brasileiro ganhou competitividade no exterior graças ao câmbio, o que tem atraído compradores de todos os continentes para a feira. “Os lojistas internacionais começaram a olhar para o calçado brasileiro devido a estarmos com a relação custo x benefício muito interessante para eles novamente. Estamos com mais de 150 confirmações de grandes importadores para a feira”, reforça Wener.

Foto: Zero Grau/ Divulgação

 

Além dos Estados Unidos, que habitualmente não participam de feiras brasileiras, mas que desta vez estarão em Gramado na próxima semana, pela primeira vez o evento receberá compradores indianos. Os países árabes também se destacam, com empresários de países como Emirados Árabes Unidos, Kuwait Sudão e Paquistão. Países europeus que conseguiram superar suas crises também estão voltando a se interessar pelos calçados produzidos aqui, como Espanha e Portugal. Mercados consolidados como Rússia e América do Sul seguem presentes.