/13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado começou nesta quinta-feira

13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado começou nesta quinta-feira

O 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado foi aberto oficialmente no final da manhã desta quinta-feira, dia 2. Com rígidos protocolos de biossegurança, o evento é o primeiro em formato presencial a ser realizado em Gramado desde que foi declarada a pandemia no Brasil, em março de 2020. O circuito gastronômico, que vai até 12 de setembro, das 11h às 23h, reúne 12 restaurantes na charmosa rua Pedro Benetti, ao lado da Igreja Matriz São Pedro.

Em sua 13ª edição, estão participando o Belle Vitrine Restaurante, Casa Galo Churrascaria, Fondue e A La Carte, Le Chantilly Crepes e Waffles, Candido’s Pizza Gourmet, Cantina Di Capo, Wasla Burger, Narō Culinária Japonesa, Casa Di Pietro Restaurante, Malbec Restaurante, Josephina, Cantibello e Caracol Chocolates. O circuito gastronômico oferece pratos salgados e doces. Os salgados custam de R$ 30 e os doces R$ 20.

Além de receitas deliciosas, um variado cardápio de bebidas é oferecido pela Abrasel Hortênsias. Chopes, cervejas, vinhos, espumantes e refrigerantes estão entre as opções para compor a harmonização ideal. O executivo da Abrasel, Alberto Ecker Luchi, explica que a proposta de unificar o bar atende aos protocolos sanitários. “Para termos mais espaço, optamos por um bar único, oferecendo uma variedade de chopes, cervejas, vinhos e espumantes. É uma alegria para a Abrasel iniciar a retomada dos eventos. É o primeiro festival gastronômico do Brasil a ser realizado de forma presencial que temos conhecimento”, diz Alberto.

Para a presidente da Gramadotur, autarquia responsável pela organização do festival, Rosa Helena Volk, o começo da retomada dos eventos é fundamental para a economia de Gramado, que depende 86% do turismo. “É um momento importante. Tivemos a Páscoa em Gramado em formato virtual, o Gramado In Concert em formato híbrido e o Festival de Cinema que atingiu 1,5 milhões de espectadores. Agora, fizemos as adaptações necessárias para trazer o Festival de Cultura e Gastronomia, que é um evento muito querido pela comunidade gramadense, de volta para a rua Pedro Benetti”, comemora Rosa Helena, que também agradeceu aos patrocinadores por viabilizar o evento.

O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, destaca que a pandemia vive um momento de maior controle, mas pondera que é fundamental respeitar os protocolos sanitários. “Vivemos um novo momento, de retomada dos eventos. É importante manter todos aqueles protocolos que temos mais do que decorados, mas que precisamos praticar diariamente. O festival valoriza a nossa gastronomia e realça a qualidade dos nossos restaurantes”, conclui Tissot.

O EVENTO

O 13° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado é uma promoção da Prefeitura de Gramado, com realização da Gramadotur e correalização da Abrasel Hortênsias. O evento tem patrocínio do Golden Propriedades de Lazer e Oxford/Strauss. Co-patrocínio: Ambev. Apoio: Sicredi, Azul Viagens, Adylnet, Florestal, Caracol, Senac, Sebrae e Stemac Geradores. Companhia aérea oficial: Azul. Receptivo: Gramado Receptivo. Hospedagem: Laghetto Hoteis. Colaborador: Cristais de Gramado e UCS. Agente Cultural: AM Produções.

Fotos: Cleiton Thiele/Serra Press

RESTAURANTES E PRATOS

BELLE VITRINE

– Risoto de costela marinada por 12 horas, depois assada, acompanhado de crispy de couve.

CASA GALO

– Sanduíche de Cordeiro com Fondue de Brie: baguete de parmesão, maionese, cordeiro grelhado ao vinho tinto, cebolas roxas, fondue de queijo brie, crocante de parmesão, alface americana, batata chips e brotos de beterraba.

LE CHANTILLY

– Waffle de bruxellas com chocolate branco Laka e morangos frescos

CANDIDO’S PIZZA GOURMET

– Calabresa com cebola roxa.

– Di Parma: molho pomodorro pelati, muzzarella de búfala, tomate cereja, rúcula, presunto Parma e raspas de parmesão.

– Marguerite Gourmet: molho pomodorro pelati, muzzarella de búfala, molho pesto e manjericão fresco.

– Frutti Rossi: chocolate branco, frutas vermelhas reduzidas ao vinho e amêndoas laminadas.

CANTINA DI CAPO

– Ragu de lingüiça com polenta mole.

WASLA BURGER

– Hambúrguer Artesanal: pão, 150 gramas blend do Wazla, queijo mussarela, queijo cheddar, bacon fatiado, cebola caramelizada, alface, tomate e batata frita.

NARŌ CULINÁRIA JAPONESA

– Uramaki Narō: 10 Uramakis de salmão Philadelphia, molho aji amarillo, tarê e crisps de batata doce.

CASA DI PIETRO

– Bacalhau à Braz: bacalhau, ovos, batatas, cebola, alho, salsinha, azeitonas pretas, leite, azeite e arroz branco.

MALBEC

– La Plata Malbec: seleção de três preparos de carnes tradicionais do churrasco mundial: brisket preparado com black rub e assado por 6 horas, Buffalo Wings com molho Bbq com toque de laranja e pimenta tabasco na medida, linguiça de porco da casa tradicional do Malbec. Para acompanhar, batatas rústicas com alecrim, salada Americana com um toque de curry e mel, e um picles de pepino e cebola roxa com vinagre doce de maçã e mostarda.

JOSEPHINA

– Macarrão caseiro com molho sugo e parmesão, pancetta, tomate confit e burrata.

CANTIBELLO

– Iscas de frango frito empanadas na farinha panko, batatinhas assadas cobertas com raspas e queijo parmesão gratinado, pimenta biquinho e molhos rosé ou sour cream.

CARACOL CHOCOLATES

– Fondue in box de chocolate com morango ou marshmallow.

– Chocolate quente cremoso.

Foto destaque: Cleiton Thiele/Serra Press
Foto 1: Cleiton Thiele/Serra Press