/27º Festimalha é lançado oficialmente

27º Festimalha é lançado oficialmente

O perfume e colorido das flores e o belo dia de sol brindaram os convidados, imprensa e autoridades que acompanharam o lançamento oficial do 27º Festimalha na manhã de terça-feira, 5 de abril, em Nova Petrópolis. A Praça das Flores foi o palco para a apresentação das novidades da maior feira de moda malha tricot do Sul do país e das principais tendências para o Outono/Inverno 2016. Durante a manhã, o Jardim da Serra Gaúcha se vestiu com as cores da estação e apresentou uma prévia do que estará exposto nos 24 dias de feira que começa no dia 28 de abril. (Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação)
Os convidados foram recepcionados ao som de músicas alemãs e entraram no clima da cidade. O humorista e jornalista Duda Garbi conduziu o protocolo e contou com detalhes a história de sucesso da união entre malharias de Nova Petrópolis e Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), que resultou no Festimalha.
O presidente da Acinp, Cláudio Michaelsen, destacou a grande expectativa da comunidade comercial com a chegada de mais uma edição do Festimalha. “O evento movimenta diferentes setores, gerando empregos diretos e indiretos em toda cidade. A Acinp trabalha com empenho para oferecer a melhor feira para os visitantes e as malharias já estão tecendo fios e combinando cores para oferecer centenas de modelos de malhas. Que sejamos abençoados com muito frio neste ano.”
O prefeito de Nova Petrópolis, Régis Luiz Hahn, ressaltou a evolução contínua do evento e o impacto que gera no desenvolvimento regional. “O setor malheiro gera 2500 empregos, sendo 1900 diretos e 600 indiretos, além de produzir cerca de 1 milhão de peças ao ano com 500 toneladas de fios. Esses números demonstram a importância do setor para o turismo, gastronomia e cultura do munícipio.”
Durante o evento, a vencedora do 13º Prêmio Festimalha, realizado em 2015, Júlia Webber, lançou oficialmente a peça ganhadora e que estará à venda durante a feira. Produzida pela malharia Michele Tricot, ela foi inspirada no aniversário de 60 anos do município de Nova Petrópolis, festejados em 2015.
Após o lançamento, os convidados fizeram um passeio pelas ruas centrais de Nova Petrópolis a bordo da Jardineira das Hortênsias. Ao meio dia foram recepcionados no Restaurante Torquês e conferiram a apresentação do Grupo de Dança Folclórica Internacional de Nova Petrópolis, que apresentou quatro coreografias e encantou os convidados.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Dados 27º Festimalha
– A maior feira de malha tricot do Sul do país acontece de 28 de abril a 5 de junho, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis;
– Seis fins de semana, sempre de quinta a domingo, das 10h às 19h;
– São esperadas cerca de 100 mil pessoas – cinco vezes a população total de Nova Petrópolis, que é de 19 mil habitantes;
– Mais de 350 mil peças à venda;
– 63 expositores: 47 malharias, cinco estandes de acessórios e 11 na Praça de Alimentação;
– Atualmente, Nova Petrópolis conta com 64 unidades fabris, o que corresponde a uma malharia para cada 328 habitantes.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Campanha Publicitária
A democratização da moda, a busca pela expressão da personalidade e a valorização da natureza fazem parte do conceito da campanha Festimalha – Moda para todos, criada pela agência caxiense Interativacom. “Cada um é responsável pela moda que cria e em uma era globalizada, na qual somos bombardeados por uma infinidade de referências de todas as partes de mundo, cada vez mais somos influenciados, mas também somos influenciadores. Hoje, o estilo, não é mais segmentado pela idade do público, e sim pelo comportamento e pelos interesses de cada indivíduo ou de cada grupo”, destacam os diretores de criação Diego Bagatini e Gabriel Guerra.
Para desenvolver o material, uma equipe analisou os dados do evento, com a preocupação em destacar, além da feira, a cidade de Nova Petrópolis e o ambiente familiar que ela proporciona aos visitantes e moradores. A gastronomia, as compras e o clima também foram inseridos na campanha. Entre as novidades da edição de 2016 está um jingle que promete contagiar a todos.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Desfile Ninho das Águias
Um dos pontos turísticos da Serra Gaúcha será palco para um desfile deslumbrante do Festimalha. No domingo, 17 de abril, a partir das 16h30min, o Ninho das Águias recebe modelos que irão apresentar as novidades em malha, com muita elegância e glamour. Além do desfile, os visitantes também poderão conferir apresentações musicais e o campeonato de voo livre.
Concurso Top Model Festimalha 3ª Idade
O concurso mais disputado do Festimalha já tem data marcada. No dia 13 de maio, a partir das 14h, senhoras e senhores desfilam beleza e desenvoltura pela passarela do Top Model Festimalha 3ª idade 2016. O evento, direcionado a pessoas com mais de 60 anos, será realizado no ginásio de esportes do Colégio Cenecista Frederico Michaelsen, a partir das 14h. Nesse ano, são eleitos dois casais Top Model Festimalha 3ª idade: um na categoria Local e outro na Visitante. Para a escolha, a comissão julgadora avaliará desenvoltura na passarela e simpatia. O baile terá animação de uma bandinha típica. As inscrições já podem ser feitas e estão abertas até o dia 10 de maio, através do site www.festimalha.com.br

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Entrada solidária
A solidariedade também está presente na 27ª edição do Festimalha. No dia 19 de maio, o evento promove a Entrada Solidária, onde o visitante que trouxer um agasalho de inverno em bom estado terá isenção na entrada do evento neste dia.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Nova Petrópolis – Jardim da Serra Gaúcha
Um dos destinos turísticos mais conhecidos do Brasil, a Região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, reserva espetáculos da natureza. Em Nova Petrópolis, além de conferir o Festimalha, o visitante pode desfrutar de dias agradáveis.
Conhecida como Praça das Flores, a Praça da República é um recanto sempre florido, com seus diversos canteiros e árvores no entorno. No local, existe o monumento “Portal Verde da Imigração” que homenageia os colonizadores e batalhadores da Emancipação de Nova Petrópolis e o monumento do Cooperativismo, que comemora o Centenário da Cooperativa de Crédito de Rural na América Latina. O principal atrativo é o Labirinto Verde que proporciona uma oportunidade para brincar, perder-se e encontrar-se em meio à natureza.
O Parque Aldeia do Imigrante é o atrativo turístico de maior destaque do Município. Foi criado para resgatar e preservar o passado histórico dos imigrantes que colonizaram a região, predominando a imigração alemã. O Parque está dividido em dois espaços: a Aldeia Bávara e a Aldeia Histórica, na qual há a representação da história dos primeiros imigrantes em forma de Museu Vivo. Inaugurado oficialmente em 12 de janeiro de 1985, ele ocupa uma área de cerca de 10 hectares, sendo a maior parte mata nativa.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

O Ninho das Águias possui uma rampa de voo livre e está localizado a Noroeste do Município de Nova Petrópolis, permitindo uma vista panorâmica de 270º graus na região e no Vale do Caí. A incidência de vento norte/nordeste é mais frequente no mês de março até o final de outubro, sendo este o melhor período para a prática de voo livre. Três rampas reúnem os praticantes do paraglider, com voos duplos, com meia hora de duração. O local fica a quatro quilômetros do Centro de Nova Petrópolis.