/30 mil pessoas no Festival Internacional de Folclore

30 mil pessoas no Festival Internacional de Folclore

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Nova Petrópolis tornou-se reduto de culturas de muitas partes do mundo, todas unidas em uma grande festa de integração entre os povos. O Festival Internacional de Folclore teve início na última sexta-feira, dia 17 de julho e reuniu aproximadamente 30 mil pessoas nos primeiros dias de programação. A maior festa cultural da Serra Gaúcha prossegue até o dia 02 de agosto, diariamente, na Rua Coberta.

O evento iniciou sexta-feira, dia 17, com o acendimento da Chama Folclórica  e o show “Nova Petrópolis 60 Anos – Um Espetáculo de História”, que enalteceu a trajetória da cidade que é o Jardim da Serra Gaúcha e Capital Nacional do Cooperativismo levando mais de 200 artistas locais ao palco do evento. A abertura oficial contou com a presença de autoridades municipais e integrantes de grupos folclóricos locais, do México, Argentina, São Paulo e Paraíba.

No sábado, dia 18 de julho, os grupos folclóricos Pizintli, do México e Stella Bianca, de São Paulo, foram os convidados especiais do “8º Sarau das Artes – A Diversidade é o que nos une”, realizado na Biblioteca Pública Municipal. O encontro cultural, que integrou a programação do 43º Festival Internacional de Folclore, contou com apresentações musicais da cultura mexicana, italiana e gaúcha, essa última trazida pelas musicistas Elena e Luciane Pellenz. A poetisa de Nova Petrópolis Joana Ester Bonorino, também fez a leitura de um poema escrito especialmente para o festival.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

O 43° Festival Internacional de Folclore promoveu a união de todas as culturas presentes em Nova Petrópolis no Desfile de Integração, realizado sábado, dia 18, na principal avenida da cidade. No trajeto o público teve a oportunidade de apreciar as culturas de diversas partes do mundo, além de ser apresentado às origens e costumes de Nova Petrópolis, mostradas pelos grupos de danças do Município, em homenagem aos 60 Anos da cidade.

As crianças tiveram um momento especial no 43º Festival Internacional de Folclore. Na tarde de sábado, 18 de julho, os grupos infantis da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs se encontraram no Baile do Folclore Infantil, realizado na Sociedade Tiro ao Alvo. Mais de 100 crianças se divertiram com as brincadeiras que fazem alusão aos jogos germânicos, como refrigerante no caneco e corrida das galinhas, por exemplo. Os grupos apresentaram suas danças e reuniram-se em uma integração infantil.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

Ainda no sábado, o Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, das localidades de Linha Brasil e Linha Araripe, celebrou 25 Anos. Uma grande festa de integração, homenagem, gratidão e alegria lotou a Sociedade de Linha Araripe. A história do grupo foi contada em um túnel do tempo; trajes típicos, registros fotográficos e documentos testemunharam 25 Anos de existência. O salão de baile foi cenário de passado, presente e futuro para o Grupo de Danças Folclóricas Sonnenschein, com ex-integrantes, dançarinos da categoria adulta e os pequenos integrantes do grupo mirim e infantil. Grupos folclóricos locais e visitantes abrilhantaram a festa de aniversário do Sonnenschein, que seguiu com um animado baile.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

 

A intensa programação teve continuidade neste domingo, dia 19 de julho. Pela manhã, o palco da Rua Coberta recebeu representações culturais para o momento de reflexão do Festival Internacional de Folclore. A Celebração da Paz, da Vida e da Diversidade uniu povos e culturas para enaltecer a paz entre todos, pois é a diferença que os torna iguais. O prefeito Regis Luiz Hahn e o tradicionalista Dorotéo Fagundes, que transmitiu o programa Galpão do Nativismo, da Rádio Gaúcha, ao vivo de Nova Petrópolis, participaram da cerimônia. Ao final, o público recebeu mudas de plantas.

Os grupos que integram a Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis realizaram a primeira prova dos jogos germânicos desta edição. A Corrida de Tamancos foi realizada no início da tarde deste domingo, dia 19. O grupo que representa a localidade de Vila Olinda ficou em 1º lugar; o grupo de Linha Brasil/Linha Araripe foi o 2º colocado e o grupo da Fazenda Pirajá ficou em 3º lugar.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

 

“Oktoberfest” foi o tema do 2º Desfile de Moda Folclórica e Trajes Típicos realizado pela Trachtenhaus, empresa especializada na confecção de trajes típicos. O desfile foi realizado domingo à tarde. Integrantes de grupos folclóricos desfilaram diversas peças no palco do Festival Internacional de Folclore. O prefeito Regis Luiz Hahn e a primeira-dama Marion Spier Hahn prestigiaram a programação, bem como as Soberanas do Folclore Alemão. Ao final do desfile, houve uma dança de integração com o público.

Foto: Mauro Stoffel/ Divulgação

O primeiro fim de semana do 43º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis encantou o público que lotou a Rua Coberta e Praça das Flores. Grupos folclóricos nacionais e internacionais, gastronomia típica e artesanato são as principais atrações do evento que prossegue até o dia 02 de agosto. A programação terá continuidade nesta segunda-feira, dia 20 de julho, a partir das 12h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis.