/4 perguntas para Marcos Gomes

4 perguntas para Marcos Gomes

Marcos Gomes, 48 anos, é formado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), com especialização em Cirurgia Geral e Cirurgia do Aparelho Digestivo. Ao lado da esposa Evelise Silveira, comanda o Complexo Turístico GramadoZoo, que reúne o zoológico e o Parque Gaúcho. O zoo foi fundado em 20 de setembro de 2008. Desde então, Gomes abdicou da Medicina para focar nos empreendimentos turísticos.

Na foto destaque: Marcos Gomes ao lado da família.

Foto: Halder Ramos

1- Qual é o principal conceito do GramadoZoo?

O GramadoZoo tem como eixos básicos de atuação o bem-estar animal, a pesquisa e conservação de espécies ameaçadas e a educação ambiental. O parque quebra paradigmas e apresenta um novo conceito no segmento de zoológicos. Sem grades ou jaulas, o parque traz grandes recintos e viveiros de imersão que reproduzem com fidelidade o habitat das espécies.

Foto: Halder Ramos
Foto: Halder Ramos

2- Desde a sua fundação, em 2008, quais foram os pontos mais relevantes deste empreendimento?

O GramadoZoo foi criado para zelar pelo bem-estar animal e contribuir com a conservação de espécies brasileiras, além de todo o trabalho de educação ambiental que prestamos. Também viramos referência para atendimento emergencial de animais vítimas da ação humana e que não podem mais viver na natureza. Todos que recebemos para atendimento emergencial chegam em condições vulneráveis e, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, não deixamos de receber animais encaminhados por órgãos ambientais. Vale destacar que não recebemos nenhum tipo de auxílio ou isenção de impostos pelo serviço. Tudo é custeado pelos valores arrecadados na bilheteria. O propósito do GramadoZoo é grande. É por isso que ele existe!

Foto: Halder Ramos
Foto: Halder Ramos

3- Quantos e quais os tipos de animais existem hoje no GramadoZoo?

O GramadoZoo abriga animais exclusivamente da fauna brasileira, a maior biodiversidade do planeta. Atualmente, nosso plantel possui aproximadamente 850 animais.

Foto: Halder Ramos
Foto: Halder Ramos

4- Quais os prêmios que o GramadoZoo já conquistou?

O cuidado com bem-estar animal e os projetos de educação ambiental renderam importantes distinções. Em 2013, o GramadoZoo foi considerado destaque em bem-estar animal pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRVM/RS). Venceu o prêmio Inovação do Turismo RS, que foi concedido pela Secretaria Estadual de Turismo, em 2013 e 2014. Os usuários do TripAdvisor também elegeram o parque como o melhor do segmento na América Latina e um dos 25 melhores do mundo.

Foto: Halder Ramos
Foto: Halder Ramos