/Ainda é Natal em Gramado

Ainda é Natal em Gramado


Em um ano atípico de pandemia mundial e sem os tradicionais espetáculos pagos, a 35ª edição do Natal Luz de Gramado se reinventou e prossegue até 30 de janeiro repleta de atrações gratuitas, oferecendo importantes diferenciais neste período do ano em Gramado. Além do menor movimento e com temperaturas amenas, a programação do maior evento natalino brasileiro conta com diversas novidades. Entre elas, o “Passeio do Noel” que acontece de sexta a domingo sempre às 16 horas. O roteiro acompanha o Papai Noel com seu fiel amigo, o Soldadinho de Chumbo, a partir da Vila de Natal seguindo pela Avenida Borges de Medeiros até a rótula do Corpo de Bombeiros, retorna para a Vila em seu trenó acompanhado da Trupe de Natal.

Destaque também para o “Rotas e Notas”, literalmente um palco itinerante que percorre as principais ruas de Gramado levando música e arte a todos os corações que acreditam na magia natalina. Diariamente, às 19h, um caminhão especialmente adaptado com um palco em sua carroceria leva a bordo diferentes atrações artísticas da região ao longo do trajeto. São cerca de 50 a 60 minutos entre o Expogramado e a Rótula das Bandeiras, passando pela Avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade, e a Rua Coberta.

O “Rotas e Notas” iniciou sua programação dia 7 de novembro e cumpriu rigidamente sua agenda diária com apenas oito cancelamentos em função da chuva. O horário do trajeto acontece em meio ao entardecer e o tradicional acendimento das luzes da cidade. Neste período foram mais de 80 apresentações de artistas locais como Pepeu Gonçalves, Johanna Martins e Evandro Martins, Jazz Cinnamon, Candy Bellotto e Gabriel Drecksler, Juliano Bolfe, Miguel Leal, Natal D’Elas, Sopros OSG, Dueto Glédison e Isabel Martins, Show Brasil, Duo Cazelli, Greg e Allex Bessa, Ataliba, Carol e Alisson, Acústico Sensation Livensetion, Jazz Standart Christmas, Jingle Folks dupla e Duo Clave Piano de Cauda e Sax.

Vale lembrar que o palco móvel conta com um toque de raridade especial. O Grupo Dreams/American OldTrucks forneceu o modelo GMC W500 “Marta Rocha” de 1958 para abrilhantar ainda mais a ação. Segundo Antônio “Toni” Martinez, gerente do Museu American OldTrucks, o caminhão é único e um cavalinho mecânico com motor Detroit Diesel 2 tempos, devidamente adaptado com uma plataforma em cima do chassi para acomodar os músicos, equipamentos e mesas de som. O veículo também se destaca por sua cor, em duas tonalidades de verde. Lembrando que após o Natal Luz o caminhão voltará a ocupar seu espaço na incrível coleção em exposição no Museu American OldTrucks.

Para o presidente da Gramadotur, autarquia responsável pelo evento, Rafael Carniel de Almeida: “O Natal Luz de Gramado transforma a cidade em um sonho. Nesta 35ª edição, são 101 dias de magia, beleza e arte. Além da oportunidade ímpar de vivenciar Gramado iluminada e repleta de atrações até o final de janeiro, a cidade, neste mês, convida a uma experiência transformadora: ar puro, beleza e maior tranquilidade. Está repleta de hortênsias, as paisagens são memoráveis e o entardecer é ainda mais encantador. Oferecemos aqui diversão para todas as idades, com protocolos rígidos de biossegurança nas atrações. Belos jardins e parques convidam ao lazer e às brincadeiras em família. Sol abundante e temperaturas agradáveis, que podem ser disfrutados em acomodações reconhecidas como as melhores do país, com a oferta mais ampla do estado do Rio Grande do Sul.”

Cabe destacar que a Gramadotur tem sido referência com ações de acessibilidade no Natal Luz deste ano. O evento promoveu ações tendo como foco a visibilidade das pessoas com deficiência, proporcionando a inclusão de pessoas surdas, cegas, com síndrome de down, nanismo e deficiência física.