/Alteração nas mostras competitivas do 45º Festival de Cinema de Gramado

Alteração nas mostras competitivas do 45º Festival de Cinema de Gramado

Devido a ajustes de lançamento e estratégias de promoção e divulgação, os longas “Não Devore Meu Coração!”, de Felipe Bragança, e “El Sonido de Las Cosas”, de Ariel Escalante, optaram pela saída da programação do Festival. Passam a competir, nas mostras brasileiras e estrangeiras, respectivamente, os longas “Vergel”, de Kris Niklison, e “Mirando al Cielo”, de Guzmán García. (Foto: Longa “Vergel”. Crédito: Divulgação)

Estrelado por Camila Morgado, “Vergel” é uma coprodução Brasil/Argentina que acompanha o processo de luto de uma mulher, que, em meio a trâmites funerários, calor e o convívio com uma vizinha, se encontra à beira da loucura. Já “Mirando al Cielo” é um documentário uruguaio que retrata o dia a dia de Ateneos, um grupo de teatro comunitário, com foco em seus integrantes, que encontram na arte uma maneira de se expressar e continuar criando, apesar das dificuldades da vida.

Mais espaço para o cinema gaúcho

O 45º Festival de Cinema de Gramado, em decisão conjunta com as entidades que representam o audiovisual no Rio Grande do Sul (IECINE-RS, FUNDACINE RS, SIAV RS, APTC RS e ACCIRS), amplia a sua janela de exibição para a produção gaúcha de curta-metragem. Mais quatro produções passam a integrar a competição do Prêmio Assembleia Legislativa, totalizando 4h18min de projeção, ainda no limite previsto pelo regulamento. Passam a competir, conforme suplentes definidos previamente pela comissão de seleção, os filmes “Cá Com Meus Botões”, de Murilo Bittencourt; “O Caçador de Árvores Gigantes”, de Anttonio Pereira; “Temporal”, de Gabriel Honzik; e “Yomared”, de Lufe Bollini. As sessões da Mostra Gaúcha de Curtas acontecem no primeiro fim de semana do Festival, com premiação marcada para o domingo, 20 de agosto.

Foto: Documentário uruguaio “Mirando al Cielo”. Crédito: Divulgação

Lembrando que o 45º Festival de Cinema de Gramado acontece de 17 a 26 de agosto, com a exibição dos filmes do projeto gramadense Educavídeo, no dia 17, e a exibição hors-concours do longa “João, o Maestro”, no dia 18, com as presenças já confirmadas de Alexandre Nero e Alinne Moraes. Mais informações no site www.festivaldegramado.net.