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Aurora 90 anos!

A quase centenária Cooperativa Vinícola Aurora, completou 90 anos. E para isto lançou um vinho especial para comemorar esta data mais que importante. 

Recebi o vinho de cortesia da vinícola para degustar e fiquei extremamente  surpresa com o todo. Uma carta devidamente assinada pelo presidente da Cooperativa Renê Toledo, pelo Diretor Superintendente Herminio Ficagna e pelo enólogo Flávio Zílio.

Vou descrever a garrafa como uma obra de arte: ela vem com um belo design – a marca em alto relevo, e o QR Code com uma animação sobre a história da vinícola mais premiada do país desde a fundação, em 1931, por 16 famílias, até os dias atuais, quando está consolidada como líder de mercado em vinhos finos, sucos de uva e cooler. A tecnologia utilizada é a Realidade Aumentada.

O Enólogo Flávio Zilio, responsável por desenvolver o vinho, criou um blend histórico  utilizando 4 uvas: 30% de cabernet sauvignon de 2015, 50% de merlot 2018, 15% tannat 2018, 5% cabernet franc 2019. Resultado, um baita vinho.

Foram elaboradas 36 mil garrafas do vinho e a que degustei foi a de nº 515, simplesmente sensacional. Um trabalho bem feito, com todo cuidado que pode se ter para traduzir uvas em uma obra de arte. Sugiro comprar no mínimo duas garrafas, uma para tomar de imediato e outra para guardar e sentir a evolução.

Com passagem de 12 meses por barricas de carvalho americano, o Aurora 90 Anos foi elaborado exclusivamente com uvas da Serra Gaúcha, onde o solo é argiloso, com presença de rochas de basalto, topografia com declive moderado a baixo, clima frio à noite e moderadamente quente durante o dia.

Sua coloração é rubi intensa com reflexos vermelho profundo. E os aromas de alta intensidade remetem ao café, tabaco, baunilha, mentol, fruta vermelha madura (ameixa) e fruta preta madura (cassis). Em boca, é um vinho equilibrado (álcool/acidez), persistente, mineral, com taninos aveludados bem presentes. 

O enólogo-chefe da Vinícola Aurora, Flavio Zilio, contou que para a elaboração do vinho foram escolhidas algumas das variedades mais representativas e que contam a história da Aurora ao longo dos 90 anos. O profissional acrescenta que o corte com uvas de safras especiais para cada uma das castas, traz uma complexidade e um equilíbrio perfeito.          

Fotos: Eduardo Benini

Inovação marca lançamento 

Além de marcar a data com o lançamento de mais um vinho especial, a Vinícola Aurora propõe uma experiência interativa para o público. O contrarótulo faz um convite para que o consumidor conheça mais sobre a história da Aurora, acessando via QR Code.

Imediatamente, pode ser visualizado como foi a fundação da cooperativa, galeria de ex-presidentes, fotos e fatos históricos e outras curiosidades sobre a empresa. A realidade aumentada é a integração de elementos ou informações virtuais com elementos do mundo real, através de uma câmera. A realidade aumentada e a interação com o público mostram a modernidade aliada ao tradicionalismo de uma vinícola quase centenária, alinhando o perfil do consumidor.

A ideia da vinícola foi trazer inovação para uma categoria que geralmente é mais relacionada ao clássico. Associaram o fato histórico dos 90 anos com a busca constante por estreitar esse contato com o consumidor.  

Logo logo ela será uma centenária, mais que moderna!