/Canela Cidade Empreendedora: Prefeitura firma parceria com Sebrae

Canela Cidade Empreendedora: Prefeitura firma parceria com Sebrae

Programa tem como foco na melhoria do ambiente de negócios

O município de Canela assinou na terça-feira (16/06), o contrato de adesão ao Cidade Empreendedora. O programa desenvolvido pelo Sebrae RS tem o foco na melhoria do ambiente de negócios nos municípios gaúchos.

A solenidade de assinatura aconteceu no Hotel Pampas, em live transmitida pelas redes sociais da prefeitura. Na ocasião, o prefeito Constantino Orsolin destacou que não há empresa que tenha passado ilesa pela crise econômica ocasionada por este momento de pandemia e distanciamento social, resultado do coronavírus. “Precisamos gerar oportunidades, aumentar a autoestima das pessoas, capacitar empresários e jovens estudantes, para mostrar que é possível mudar esse momento que a cidade vive. Acredito que vamos ter bons resultados”, ponderou o chefe do executivo.

O Cidade Empreendedora em Canela tem como propósito acelerar o desenvolvimento local no segmento empresarial com a valorização do comércio, novos negócios e fomento às atividades produtivas. No município, serão desenvolvidos os seguintes eixos do programa: Liderança, Desburocratização, Compras Públicas e Privadas e a Educação Empreendedora, além de mais três eixos complementares que darão sustentação ao desenvolvimento do município que são o Turismo, Inovação e valorização de empresas locais. A próxima etapa será a realização de um diagnóstico municipal, que dará origem a um levantamento do desempenho e identificação do grau de maturidade de cada área da gestão.

Para o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy, a gestão pública é fundamental para o crescimento econômico regional e para o desenvolvimento dos empreendedores locais. “Temos dedicado um esforço muito grande para levar o desenvolvimento para a região, através das nossas ações. A inovação é muito importante e essa assinatura é uma inovação, pois ela não se restringe apenas a investimentos em tecnologias ou investimentos muito sofisticados e, sim, em renovar as ferramentas que o Estado tem para melhorar a vida dos cidadãos”, destacou Godoy.

O Secretário da Fazenda e Desenvolvimento, Luciano Melo, falou que o Sebrae se engaja a ações do projeto Canela Cidade Empreendedora que já vinham sendo realizadas pelo município, como a lei Canela do Futuro, o futuro loteamento empresarial e o CIDICA – Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela, que está em fase de implementação. “O programa Cidade Empreendedora, desenvolvido pelo Sebrae RS, propõe uma transformação cultural no que diz respeito à inovação e empreendedorismo, tanto na formação educacional básica dos alunos da rede municipal, bem como nas compras realizadas pela administração pública. Há uma proposta de desburocratização e modernização de sistemas que já não são compatíveis com a nossa realidade atual. A implantação da Sala do Empreendedor para a criação de novas empresas em algumas horas e muitos outros benefícios. Esse novo olhar possibilitará, a curto e médio prazos, fortalecer o perfil de Canela como um município vocacionado ao empreendedorismo e inovação,” destacou.

Também participaram da solenidade: Cesar Maurício do Nascimento., gerente da Regional Serra Gaúcha do Sebrae RS; Rafael da Silva Cardoso, secretário adjunto de Educação, Esporte e Lazer; Luís Volkweiss, gerente da Agência Sicredi Pioneira de Canela; Carolina Pinto, secretária adjunta de Turismo e Cultura; Mário Weirich, secretário adjunto de Saúde; Osmar Bonetto, secretário adjunto de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura; Clara Graciliana Corrêa Salgado Analista de Articulação de Políticas Públicas do Sebrae Serra Gaúcha; Francielle Gelati Bulla, analista de articulação de Políticas Públicas do Sebrae Serra Gaúcha; Tiago Centenaro Mignoni Coordenador da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE RS e Sheila da Rosa Analista de Articulação Territorial do Sebrae Serra Gaúcha.

Foto: André Fernandes