/Canela sediará Mundial de Orientação em novembro

Canela sediará Mundial de Orientação em novembro

Mundial de Orientação em 2013, na Itália. (Foto: Tarcísio Rodrigues)

Praticantes de Corrida de Orientação de vários lugares do mundo estarão reunidos em Canela, durante o World Masters Orienteering Championships – WMOC 2014. O campeonato acontecerá de 1º a 08 de novembro de 2014.

Esta é a primeira vez que um Mundial de Orientação será realizado na América do Sul. E em sua 26ª edição, terá como sede a cidade de Canela, ocorrendo também em Porto Alegre e São Francisco de Paula.

Orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola. Existem as seguintes modalidades: orientação pedestre, orientação em bicicleta, orientação para atletas especiais, orientação equestre entre outras.

Mundial de Orientação em 2013, na Itália. (Foto: Tarcísio Rodrigues)

Com cerca de 2 mil participantes, entre 35 e 96 anos, o Mundial Master de Orientação reunirá atletas de cerca de 40 países da América do Sul, América do Norte, Ásia, Europa e Oceania. Os países com maior número de inscritos são Suécia, Noruega, Finlândia, Rússia e Brasil.

Os competidores terão como cenário as lindas paisagens da Serra Gaúcha. Durante o percurso em Canela, passarão pela Cascata do Caracol, Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra.