/Champagne, somente de Champagne!

Champagne, somente de Champagne!

Dizem que comemorar qualquer data especial com Champagne é motivo de sorte. Sim, é verdade! Pois foi através da sorte que Rémy Massin Champagne Brut Resérve NV veio do sorteio no Instagram do Desenrrolhando, sendo que a importadora VM me presenteou com a mais que deliciosa champanhe. Sim, a verdadeira. Aquela que tem origem exclusivamente na região de Champagne, situada a 150 quilômetros de Paris. O champagne é um espumante especial que leva o nome de sua região de nascimento. Trata-se de um vinho fino, com uma das produções mais complicadas e elaboradas do mundo vinícola, envolvendo diversas etapas.

Foto: Remy Massin

A Rémy Massin & Fils brut, NV  foi elaborada com as uvas 70% Pinot Noir, 30% Chardonnay com envelhecimento de 18 meses em tanque de inox.  E o que é o NV? Não safrado. Mas porque não é safrado? Não se preocupe: a maioria das champagnes não têm safra especificada, pois são feitas a partir de vinhos base, de várias safras. São conhecidas com “NV” (non-vintage), ou seja, sem safra. Ela é produzido pela vinícola Rémy Massin, localizada em Côte des Bar e especialista em Pinot Noir.

Para produzir este espumante, são utilizadas práticas sustentáveis, como o não uso de herbicidas e a promoção da biodiversidade. O resultado é espetacular.

Foto: Remy Massin

Visual: Possui coloração amarelo-clara brilhante com borbulhas finas e numerosas.

Olfato: Pinot Noir e Chardonnay se combinam para produzir uma profusão de aromas: notas delicadas de frutas amarelas, cítricos bem-maduros e um toque notável de brioche.

Paladar: Estruturado e refrescante, com textura de seda. Acidez vívida. Frutado com notas cítricas, toques de mel e nuances de manteiga.

Harmonização: Deguste-o como aperitivo ou acompanhado de saladas, torradinhas/canapés, queijos frescos (burrata, mozarela de búfala, queijo de cabra), queijos moles (brie, camembert), camarões, mariscos, peixes, aves e carne de porco.

Nota? Mais que dez….

Foto: Remy Massin