/Comemore seu natal com bons aliados

Comemore seu natal com bons aliados

Estamos chegando ao término de mais um ano desafiador. E estar aqui, agora e vivos, já é por si só motivo de muita comemoração. Respeitar a dor do outro, mas também comemorar nossas conquistas.

A dica desta coluna é a tradicional harmonização da ceia de natal. Harmonização é assunto para muitos estudos e estas sugestões que vou descrever são amplas, pois tudo depende dos temperos que conterão no seu prato. E indiscutivelmente, o clima natalino aguça nossos paladares.

Quando discutimos sobre harmonização, devemos respeitar as características que o vinho e o alimento apresentam; eles podem e devem crescer juntos. Mas tem também a harmonização por contraste, o que significa dizer que as características que o alimento apresenta são totalmente distintas do vinho. Exemplo simples: um vinho adocicado e um alimento salgado, e por outro lado podemos ter a harmonização por similaridade (a mais comum por sinal), como por exemplo vinhos (entenda-se que espumante é um vinho) doce com uma sobremesa.

Dito isto, deixo as minhas dicas:

Bacalhau à Lagareira – Sauvignon Blanc.
Bacalhau a Portuguesa – Vinho tinto com taninos moderados, frutado e muito macio.
Chester ou Peru – Vinho tinto mais jovem, frutado e com tanino delicados.
Arroz natalino – Vinho tinto com delicada concentração de açúcar.
Leitão ou tender –Vinhos, brancos, rosés e tintos. Busque vinhos que sejam bem equilibrados na acidez, álcool e taninos delicados.
Panetone – Vinho do Porto.

Ir para cozinha, criar as receitas e buscar as bebidas para harmonizar com os pratos é uma festa que contagia toda a família. Mais do que nunca, é um momento de união.

Feliz Natal!!!
#cheers