/Comunidade unida celebra o início do 34° Sonho de Natal de Canela

Comunidade unida celebra o início do 34° Sonho de Natal de Canela

Evento começa com a decoração das Árvores do Sonho, a partir das 15h. Depois, às 18h, ocorre a abertura oficial com a inauguração da revitalização do Teatro Municipal de Canela

O 34° Sonho de Natal de Canela começa oficialmente nesta sexta-feira, dia 22. Além de uma bela decoração nas principais ruas de Canela, o evento terá mais de 370 apresentações ao longo de 80 dias de programação. Com caráter comunitário, o projeto Árvores do Sonho celebra a união que marca a festa natalina ao longo de sua história. Comerciantes, entidades e apoiadores irão para a avenida Júlio de Castilhos, nesta sexta, a partir das 15h, decorar suas árvores natalinas à espera do Papai Noel. Depois, às 18h, ocorre a abertura oficial do evento. O momento também celebra a revitalização do Teatro Municipal de Canela, o Teatrão.

Para o encontro foi produzido um espetáculo especial. O Boneco Carlão será o mestre de cerimônias, a atriz e atuante teatróloga Lisiani Berti será a primeira a pisar no palco interpretando um texto de sua autoria, com argumento e direção de Elias da Rosa, e contracenando com o próprio palco que, em primeira pessoa, irá ativar a memória afetiva pelo espaço que possibilitou a mudança de vida para muita gente. A celebração tem ainda a participação especial do bonequeiro Nélson Haas.

Uma coreografia irá integrar o Papai Noel ao evento de abertura. Dirigida por Alessandra Abrantes, a graciosidade de bailarinas e uma decoração especial ambientarão o Teatro Municipal para a abertura do Sonho de Natal, que encerra com a apresentação de “O Som do Vento”, com participação especial de Renato Borghetti.  

Para o diretor artístico do Sonho de Natal, Elias da Rosa, o projeto Árvores do Sonho é a síntese da coalizão motivada pelo evento. “Em poucas horas após abertas as inscrições, todas as 50 árvores foram adotadas”, afirma.

O diretor destaca que o Sonho de Natal tem caráter comunitário e mexe com o imaginário das pessoas. “Em tempos de pandemia, o evento exige ainda mais organização, cuidados sanitários e segurança para milhares de pessoas que aqui passarão e se encantarão com a magia. O tema A Fábrica de Sonhos mexe com o espírito natalino, unindo o poder público, entidades, patrocinadores, classe artística, comunidade, parques e atrativos de Canela para um evento que se reinventa para que os sonhos continuem”, resume Rosa.

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

AS ATRAÇÕES DA ABERTURA

O Som do Vento

Sempre deixando levar-se pelo vento, o inquietante espetáculo instrumental traz novas releituras natalinas, resultado de um trabalho de pesquisa do diretor e instrumentista Adriano Dias.

Com influência do tango argentino e do jazz norte-americano, a melódica participação do acordeom recebe a missão de interpretar clássicos, como “Feliz Navidad” e “Carol Of The Bells”, com arranjos que possibilitam a entrada de novos instrumentos de percussão ao musical protagonizando os ritmos folclóricos da música argentina e uruguaia, assim como gaúcha. O grupo também apresenta suas composições próprias pertencentes ao seu primeiro álbum, que será lançado ainda este ano.

A maturidade do espetáculo, que já participa a vários anos no Sonho de Natal, é comprovada por músicos consagrados no cenário internacional e na música regional do Rio Grande do Sul que farão participações especiais.

Com sólida carreira no exterior, Renato Borghetti participa do musical, no dia 22 de outubro, e Pirisca Greco, cantor da música nativista, integra o musical no dia 23 de outubro.

Local: Teatro Municipal
Dia 22/10/2021 – 18h – Lotação Esgotada
Dia 23/10/2021 – 20h30
Dia 24/10/2021 – 20h30

A Fábrica de Sonhos

O espetáculo de som, luz e projeção mapeada explora a Catedral de Pedra de Canela como atração principal dentro da programação artística do evento. As novidades são o incremento no espetáculo de um personagem animado que prepara a vinda do Papai Noel. Graciosamente, o personagem transforma o cenário o tempo todo. Como um guardião da natureza, cria uma floresta. Como um sonhador ele colore o ambiente, como um funcionário da Fábrica de Sonhos ele produz luz e veste os ajudantes do Papai Noel com figurinos iluminados para a esperada Chegada do Papai Noel. No final, põe a igreja para cantar enquanto o ilustre convidado chega.

Local: Catedral de Pedra

Diário, de 22/10/2021 a 09/01/2022, com sessões às 20h e 21h

SERVIÇO

Programação completa: www.sonhodenatal.com.br
Abertura do Evento: sexta-feira, 22 de outubro de 2021
Local: Teatro Municipal de Canela
Lotação Esgotada

ACESSO

As atrações do Teatro Municipal, que acontecem de sextas a domingos, serão gratuitas mediante a troca de um ingresso por um quilo de alimento não perecível (menos sal). Cada pessoa poderá trocar alimentos por até quatro ingressos, mediante apresentação de CPF.

A troca acontece no 1° Festival Gastronomia e Vinhos, montado ao lado do Teatro Municipal, e inicia no dia 22 de outubro, a partir das 11h. As trocas de alimentos só acontecem para espetáculos do final de semana. Não haverá troca para apresentações posteriores. O limite é de 300 ingressos diários.

PASSAPORTE VACINAL

Atendendo ao Decreto Estadual 56.120/2021, será exigido o uso de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação. Valerá como comprovante de vacinação o certificado emitido pelo aplicativo Conecte SUS ou por outro meio, como caderneta ou cartão de vacinação emitido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) ou outro órgão governamental.

A apresentação do comprovante de imunização seguirá um cronograma de idade, de acordo com o avanço da campanha de vacinação no Estado:

– 40 anos ou mais: esquema vacinal completo com duas doses ou dose única;
– 30 a 39 anos: primeira dose ou dose única até 31 de outubro e esquema vacinal completo a partir de 1º de novembro;
– 18 a 29 anos: primeira dose ou dose única até 30 de novembro e esquema vacinal completo a partir de 1º de dezembro.
Não será permitido o consumo de alimentos dentro do Teatro Municipal. O acesso ao teatro será pela rua Prefeito João Alfredo.

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (22)
15h – Árvores do Sonho – avenida Júlio de Castilhos
18h – Abertura oficial – Teatro Municipal
19h15 – Acendimento das Luzes
20h – A Fábrica de Sonhos – Catedral de Pedras
20h30 – Vida – Catedral de Pedras
21h – A Fábrica de Sonhos – Catedral de Pedras
21h30 – Vida – Catedral de Pedras

Sábado (23)
10h às 12h – Escritório do Papai Noel – Teatro Municipal
16h às 19h – Escritório do Papai Noel – Teatro Municipal
19h15 – Acendimento das Luzes
20h – A Fábrica de Sonhos – Catedral de Pedras
20h30 – Vida – Catedral de Pedras
20h30 – O Som do Vento – Teatro Municipal
21h – A Fábrica de Sonhos – Catedral de Pedras
21h30 – Vida – Catedral de Pedras

Domingo (24)
15h às 19h – Escritório do Papai Noel – Teatro Municipal
19h15 – Acendimento das Luzes
20h – A Fábrica de Sonhos – Catedral de Pedras
20h30 – Vida – Catedral de Pedras
20h30 – O Som do Vento – Teatro Municipal
21h – A Fábrica de Sonhos – Catedral de Pedras
21h30 – Vida – Catedral de Pedras

Segunda-feira (25)
19h15 – Acendimento das Luzes
20h – A Fábrica de Sonhos – Catedral de Pedras
20h30 – Vida – Catedral de Pedras
21h – A Fábrica de Sonhos – Catedral de Pedras
21h30 – Vida – Catedral de Pedras

PROGRAMAÇÃO PARALELA

Tarde Cultural no Caracol

Sábado (23)
15h – Anita, uma heroína em busca de liberdade

Domingo (24)
15h – Two Peas In a Project

1° Festival de Gastronomia e Vinhos – Praça João Corrêa
De 22 de outubro de 2021 a 9 de janeiro de 2022
Funcionamento de quinta a domingo, das 11h às 22h
Entrada franca

SOBRE O 34° SONHO DE NATAL

O 34º Sonho de Natal é uma realização da Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Especial da Cultura RS, e Ministério do Turismo – Governo Federal. O evento tem patrocínio do Golden Propriedades de Lazer, Sicredi Pioneira, Skyglass Canela, Brocker Turismo, Bus Tour, Bondinhos Aéreos, Cervejaria Farol, Mundo a Vapor, Vinícola Jolimont, Dauper, Motormac e Adylnet. Apoio institucional: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e Parque do Sesi Canela. Agente Cultural: 1º Casa Produções.

Fotos: 34º Sonho de Natal 2021 – Decoração da Cidade.
Crédito: Cleiton Thiele/SerraPress