/Festival de Cinema – Documentário que aborda assassinato de mulher trans encerra mostra de longas gaúchos neste domingo

Festival de Cinema – Documentário que aborda assassinato de mulher trans encerra mostra de longas gaúchos neste domingo

O documentário “Extermínio”, da diretora Mirela Kruel, encerra hoje à noite a programação de Longas-Metragens Gaúchos desta edição do Festival de Cinema de Gramado. O filme propõe uma reflexão sobre a vida das mulheres trans de uma cidade do interior do Rio Grande do Sul a partir de um assassinato ocorrido em 2016. Na tela, os espectadores verão memórias, provocações e histórias de vida que se cruzam em uma trama sobre as dificuldades de viver e ser trans no interior do país. A sessão inicia às 21h30 no Canal Brasil. 

A mostra ainda teve os longas “Cavalo de Santo” e “A Colmeia” na competição. Os três filmes agora disputam dez Kikitos e R$ 45 mil em prêmios que serão entregues pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). 

As categorias premiadas serão: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor Desenho de Som e Melhor Trilha Musical. 

Thriller político da Bolívia abre mostra de longas estrangeiros nesta segunda-feira (16)

Nesta segunda-feira, 16 de agosto, inicia a mostra de Longas-Metragens Estrangeiros que este ano tem quatro filmes em competição. O thriller político boliviano “Pseudo” passa amanhã no Canal Brasil abrindo a programação. O filme conta a história de um motorista de táxi de La Paz que, desesperado por dinheiro, rouba a identidade de um passageiro que acaba por ser um mercenário contratado para cometer um atentado. 

Além de “Pseudo”, a mostra ainda conta com o chileno “Gran Avenida”, de Moises Sepulveda, a coprodução entre Uruguai, Brasil e Argentina “La teoría de los vidrios rotos”, de Diego Fernández Pujol e “Planta permanente”, de Ezequiel Radusky, também uma coprodução, desta vez entre Argentina e Uruguai.

Os filmes concorrem aos prêmios de: Melhor Filme, Prêmio especial do júri, Melhor Filme pelo Júri Popular e Melhor Filme pelo Júri da Crítica. Além do Kikito, o melhor filme recebe ainda R$ 10 mil.

Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto

Exibição de filmes do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas inicia amanhã na TVE-RS

Depois de exibir os três longas-metragens gaúchos, o Festival de Cinema de Gramado abre a sempre esperada mostra de curtas-metragens gaúchos. São 23 filmes concorrendo e a exibição está dividida em quatro programas. Amanhã, às 22h30, a TVE-RS exibe o programa de número 1. Além de serem exibidos na televisão, os filmes também já estão à disposição no sistema de streaming Globoplay. O programa 1 que vai ao ar amanhã às 22h30 na TVE-RS inclui os filmes: “Jardim das Horas”, de Matheus Piccoli, “Cacicus”, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius, “Era uma vez… uma princesa”, de Lisiane Cohen e “Depois da meia noite”, de Mirela Kruel. 

O debate com os realizadores do Programa 1 acontece na terça-feira, às 17h, com transmissão ao vivo na TV pela TVE-RS e na internet no YouTube e site do Festival. Os debates acontecem em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e terão mediação do crítico Marcus Melo e da jornalista Patrícia Salvatori. 

IV Mostra de filmes universitários tem última sessão hoje na TVE-RS  

Integrando o Conexões Gramado Film Market, a IV Mostra de filmes universitários tem última sessão hoje às 21h30 na TVE-RS. Oito filmes encerram a programação que iniciou no sábado: “Neguinho”, “receitel3”, “Cor de Pele”, “Rosa”, “Empreendedorismo II”, “Ta foda, “23 minutos” e “O conto que não te contaram”. Este ano, o melhor filme eleito pelo público através de votação interativa leva o Prêmio TECNA de Melhor Filme Universitário, em serviços de pós-produção de imagem e som, nos laboratórios Tecnopuc/Viamão. O público pode participar votando no melhor filme através do site do festival. Os resultados serão divulgados dia 21 de agosto, durante a premiação do 49º Festival de Cinema de Gramado.

Fotos: Edison Vara/Agência Pressphoto