/Estamos voltando!

Estamos voltando!

Agora é a hora dos congressos, feiras de negócios, simpósios, eventos esportivos, culturais e espetáculos ao ar livre voltarem gradualmente e com muita responsabilidade.

O turismo é parte muito importante na economia brasileira e está se reinventando para sobreviver nesta pandemia. Segundo o SEBRAE, o setor é responsável por R$209,2 bilhões em faturamento, cerca de 2 milhões de empregos diretos e indiretos e R$48 bilhões em impostos, impactando significativamente o PIB Nacional. Localmente, na Região das Hortênsias, este mercado está lenta e gradualmente tentando se recuperar.

Agora é a hora dos congressos, feiras de negócios, simpósios, eventos esportivos, culturais e espetáculos ao ar livre voltarem – mas com extrema responsabilidade sanitária. Os empresários do trade do turismo de Canela, Gramado, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula estão atuando para que tudo que for possível seja retomado e, dessa forma, os negócios evoluam. 

O ano de 2021 mostra que o controle da pandemia chegará em breve por meio da imunização. A questão é que a base de todo esse controle vai além da vacina: todos os protocolos sanitários devem ser cumpridos pela sociedade. O futuro e a tão necessária recuperação financeira do turismo depende disso. Moradores, visitantes, turistas e empresários são responsáveis, cada qual dentro de seu contexto.

É preciso, então, que a sociedade apoie a retomada dos eventos turísticos e do turismo em si, para que a Serra cresça em recursos financeiros e para que as famílias que se sustentam dentro deste segmento possam ter uma vida plena e digna. Para tanto, é preciso que sejam denunciadas festas ou aglomerações irregulares para as autoridades. São justamente estas infrações que maculam a imagem do turismo como um todo e prejudicam a visão sobre o que é um evento seguro de verdade.

Você sabia que congressos e feiras podem ser realizados bastando cumprir os protocolos e as capacidades exigidas frente aos novos regramentos? Eventos sociais podem ser organizados desde que as mesas estejam espaçadas e pessoas de uma mesma família se sentem juntas? Tudo dentro da lei, com responsabilidade e bom senso.

Seguindo a lei e cumprindo os protocolos, é assim que o setor do turismo de negócios ou social vai vencer estes tempos de tribulação e deixá-los no passado. É tendo esta responsabilidade coletiva que manteremos a confiança para que os visitantes aproveitem seus momentos de lazer nas Hortênsias. Unidos, fornecedores de turismo e turistas vão conquistar a retomada de verdade. 

Luciano Gonçalves, gerente executivo do Gramado Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias