/Exibição de “Ausência” em Gramado terá audiodescrição

Exibição de “Ausência” em Gramado terá audiodescrição

 

“Ausência”, é um drama familiar centrado na figura de Serginho, que precisa lidar com o recém-adquirido papel de homem da casa cuidando de sua mãe e seu irmão mais novo e trabalhando na feira, ao mesmo tempo em que mantém uma amizade com Mudinho e Silvinha e uma relação afetivamente confusa com o Professor Ney.

A audiodescrição amplia o entendimento de pessoas cegas ou com baixa visão e torna mais acessíveis filmes ou peças de teatro, por exemplo, ao proporcionar informações sobre personagens, cenários, figurinos e ações relevantes para a compreensão da obra.

Foto: Festival de Cinema de Gramado/ Divulgação

 

Em “Ausência”, o roteiro e a narração da audiodescrição são obra de Letícia Schwartz, que contou com a consultoria de Marilena Assis e André Campelo. A produção é da OVNI Acessibilidade Universal, com apoio da A2 Sistemas Audiovisuais e da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (Faders).

Foto: Festival de Cinema de Gramado/ Divulgação

 

Entradas e transporte gratuito para público-alvo

Para a sessão com audiodescrição de “Ausência”, serão disponibilizados 50 aparelhos de tradução simultânea e um número limitado de ingressos gratuitos destinados exclusivamente a cegos ou pessoas com baixa visão. Também haverá traslado gratuito para esse público entre Porto Alegre e Gramado no dia da exibição. A partida está marcada para as 16h, em frente à sede da Faders (Rua Duque de Caxias, 418, Centro Histórico), com retorno previsto para as 23h.

Foto: Festival de Cinema de Gramado/ Divulgação

 

O 43º Festival de Cinema de Gramado inicia no próximo dia 07 de agosto e segue até o dia 15 com Mostras Competitivas de Longas Brasileiros e Latinos, Curtas Brasileiros e Curtas Gaúchos. Além dos filmes concorrentes Gramado recebem uma programação paralela de longas e curtas em salas alternativas, bairros e escolas, sempre gratuitamente, e debates e encontros de todas as áreas ligadas ao cinema.