/Festival de Bonecos de Canela promove apresentações de cunho social

Festival de Bonecos de Canela promove apresentações de cunho social

Foto: Sergio Azevedo

A Cia Insanarte, de Gramado, apresentou o “ Programa Caramelo e Mingau”, no Presidio Estadual de Canela, para os detentos e seus familiares. Após o espetáculo, os filhos dos presos receberam presentes pelo Dia das Crianças. Este é o terceiro ano que o Bonecos Canela promove espetáculo no Presídio e segundo a coordenadora do evento Lisiane Berti a idéia e manter no próximo ano e talvez até ampliar, com um espetáculo infantil e outro adulto e Comenta, emocionada: “por um momento, éramos todos público assistindo teatro, rindo e esquecendo das paredes cinzas e toda energia pesada do lugar. A Arte tem dessas coisas… curar!”

No final do dia o Aroma Literário recebeu bonequeiros, organizadores do Festival, atores canelenses e público em geral para um bate papo com o tema “Diálogo entre bonecos e a tecnologia”. A Cia Artesanal, do Rio de Janeiro,  o alemão Thomas Herfort, De Pernas pro Ar de Canoas, além do Grupo Só Rindo Bonecos da Montanha , Beth Bado Bonecos de Luva, Grupo Olho Mágico, alunos de teatro do Estúdio de Pesquisa Teatral conversaram por mais de uma hora a respeito da importância da tecnologia em seus espetáculos. Primeiramente cada grupo apresentou sua trajetória, em seguida falaram de como a tecnologia se faz (ou não) presente em seus trabalho e de que forma adaptaram-se a mídias para divulgação por exemplo, de suas obras. A conclusão que chegaram é que a tecnologia facilitou e ampliou o “fazer” teatro de bonecos mas ao mesmo tempo pode nos deixar reféns dela, quando ela ultrapassa o seu limite e torna o material humano obsoleto.

O bonecos Canela segue com espetáculos nos teatros, voltado ao público escolar, com apresentações em escolas municipais e também no Oásis Santa Ângela (asilo de senhoras) e ainda um workshop ministrado por Thomas Herfort, dirigido a bonequeiros. A partir da quinta-feira (12), o teatro Municipal, Teatro Casa de Pedra, Praça João Corrêa e a frente da Catedral de Pedra serão palco para atrações nacionais e internacionais que prometem encantar o público com a irreverência desta arte milenar e toda a magia que o teatro de bonecos transmite. No sábado a tarde ocorrerá, a exemplo do dia 07, mais um desfile de bonecos com a participação dos bonequeiros dando vida às suas criações, os bonecos, e público, que neste momento entra neste mundo de poesia e diversão, embalados pelo som da Banda da Escola Neusa Mari Pacheco.

Ao todo, o Bonecos Canela, nesta 29ª edição, contará com 44 atrações entre espetáculos de rua, nos teatros, workshop, bate papos e desfiles.

O Bonecos Canela é uma realização da Fundação Cultural, com patrocínio master dos Correios e Petrobras e, apoio da Prefeitura Municipal de Canela, através do Conselho Municipal de Políticas Culturais.