/Festival de Cinema – Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema distingue melhores curtas gaúchos

Festival de Cinema – Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema distingue melhores curtas gaúchos

Os curtas-metragens concorrentes ao Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas, que integra a 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado, serão exibidos em quatro programas a partir de hoje na TVE-RS, às 22h30, e estão disponíveis também pelo serviço de streaming do Globoplay, até às 23h59min do dia 21 próximo. Os 23 filmes foram divididos de acordo com as classificações indicativas. 

Para o presidente do Legislativo, deputado Gabriel Souza (MDB), a premiação é um reconhecimento à produção audiovisual no Rio Grande do Sul, além de integrar uma série de ações da Casa para o fomento da arte em 2021 – eleito como ano cultural do Parlamento gaúcho. “A iniciativa da Assembleia visa contribuir com a valorização dos produtores e entusiastas do cinema do nosso estado, além de apoiar este importante setor, que movimenta uma cadeia de outros segmentos, promovendo emprego e geração de renda”, destaca o parlamentar.

O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema – Mostra Gaúcho de Curtas é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, realizado há 18 anos em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, firmada por meio de Termo de Acordo de Mútua Colaboração, com a interveniência da Gramadotur.

No dia 21 de agosto (sábado), às 16 horas, ocorre a cerimônia de premiação dos ganhadores do 18º Prêmio AL de Cinema – Mostra Gaúcha de Curtas 2021 direto do Palácio dos Festivais e poderá ser vista nos canais digitais do Festival de Cinema de Gramado (YouTube e Site) na TVE-RS, pela TV e pelo site, e na TV Assembleia pela TV no canal 11.2, no site, YouTube e Facebook.

A sessão de hoje exibe “Jardim das Horas”, de Matheus Piccoli, “Cacicus”, de Bruno Cabral e Gabriela Dullius, “Era uma vez… uma princesa”, de Lisiane Cohen e “Depois da meia noite”, de Mirela Kruel. 

O debate com os realizadores do Programa 1 acontece amanhã, às 17h, com transmissão ao vivo na TV pela TVE-RS e na internet no YouTube e site do Festival. Os debates acontecem em parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e terão mediação do crítico Marcus Melo e da jornalista Patrícia Salvatori. 

Foto: Edison Vara/ Agência Pressphoto

Prêmio Canal Brasil de Curtas irá entregar R$ 15 mil ao melhor curta brasileiro

Além de concorrer aos Kikitos em 13 categorias, os realizadores dos curtas-metragens brasileiros concorrem ainda ao Prêmio Canal Brasil de Curtas. 

O reconhecimento tem como objetivo estimular a nova geração de cineastas, contemplando os vencedores na categoria curta-metragem dos mais representativos festivais de cinema do país. Um júri convidado pelo Canal Brasil e composto por jornalistas especializados em cinema escolhe o melhor curta em competição, que recebe o troféu Canal Brasil, um prêmio no valor de R$ 15 mil e ainda a exibição do filme na programação do canal. 

Este ano o júri convidado é composto pelos jornalistas Maria do Rosário, Luiz Zanin, Ivonete Pinto, Robledo Milani e Monica Kanitz. 

Antes chamado de Prêmio Aquisição Canal Brasil de Curtas-metragens, o Prêmio Canal Brasil de Curtas teve sua primeira edição em 1998 em Gramado, antes mesmo do canal ir ao ar pela primeira vez. A mudança de nome aconteceu em 2013. 

Fotos 1 e 2 – Crédito: Edison Vara/ Agência Pressphoto