/Festival de Gastronomia & seus vinhos

Festival de Gastronomia & seus vinhos

Está de volta o Festival de Gastronomia e com ele o brilho de diversos pratos desenvolvidos exclusivamente para o evento. O clima descontraído de viver dias diferentes, comidinhas e vinhos na rua volta a reinar absolutamente no centro de Gramado. Duas vinícolas fazem parte do Festival, e não é de hoje que ambas atuam no evento. Dunamis Vinhos, da Fronteira Gaúcha e com loja em Gramado, é a vinícola da família Peterle, que foi fundada no início dos anos 2000, e segue atuando desde então em ritmo diferenciado e levando o conceito do terroir da Campanha Gaúcha e também da Serra Gaúcha, pois deseja levar o melhor ao seu cliente.   Durante o Festival a vinícola, vai desfilar os seguintes rótulos:

Ar Rosé: Espumante Brut elaborada pelo método charmat na Serra Gaúcha, com as uvas Pinot Noir e Chardonnay,  possui uma coloração salmão intensa. Boa espuma, bolhas pequenas e persistentes. No aroma, lembra morango, cereja e framboesa; já no paladar, apresenta uma acidez equilibrada, corpo intenso e boa persistência. Esta espumante apresenta teor alcoólico de 11,5%. Harmoniza com queijo, massa, frango, peixe, chocolate. 

Tom: Vinho Rosé elaborado na Campanha Gaúcha, um corte das uvas Cabernet Franc e Merlot. A Safra 2020 apresenta um vinho com o teor alcoólico de 13%, predominância de frutas vermelhas como cereja, morango e tutti frutti, em acidez equilibrada e bom retrogosto.  Harmoniza com peixes, massas, frango, risoto.

Merlot: Elaborado com 100% da uva merlot, este vinho jovem e bem equilibrado com coloração vermelha rubi, com traços violáceos, apresenta frutas vermelhas como amora, cereja e framboesa. A safra 2021 apresenta 14% de álcool e taninos macios. A madeira está presente no aroma com sutileza, sendo percebido por suas notas de doce de leite. Envelhecido em  barrica de carvalho americano e francês, por seis meses. Harmoniza super bem com carnes, queijos, assados e se brincar, até com algo doce.

Tannat Grand Reserva: O Tannat Dunamis safra 2018, bem conhecido, especialmente para os que amam vinho mais encorpado. Ele tem 16% de álcool, sendo assim um grand reserva. Sua cor é um vermelho violáceo, coloração viva e marcante. Lágrimas marcantes e no nariz tem aroma de frutas vermelhas e pretas maduras, cereja amora, notas de especiarias como cravo, pimenta preta, chocolate, côco, café, tabaco e cassis. Em boca é intenso, encorpado e equilibrado, ataque adocicado, taninos macios, acidez e estrutura, corpo médio. Notas de compotas, geleia e especiarias.  Amadureceu em barricas de carvalho francês e americano por 20 meses. Harmoniza bem com carnes, assados e hambúrguer.

Pratos do Festival e as devidas harmonizações com os vinhos da Dunamis. Agora é só experimentar!!!

Risoto de Costela (Merlot e Tannat)
Ragu de Linguiça com polenta mole (Merlot)
Iscas de Frango frito empanadas (Tom, Ar rosé e Merlot)
Hambúrguer artesanal (Tannat)
Sanduíche de cordeiro com fondue de brie (Tannat e Merlot)
La Plata Malbec (Tannat)
Bacalhau à Braz (Tom e Ar rosé)
Uramaki Narô (Tom e Ar rosé)
Pizza Di Parma (Tom e Merlot)
Waffle de Bruxelas (Merlot)
Fondue in box de chocolate e morango ou marshmallow (Merlot)

Boscato Vinhos Finos

Fundada em 1983 por Clovis Roberto Boscato, a vinícola se localiza no Platô do Rio das Antas, em Nova Pádua. A empresa sempre buscou difundir o conceito de excelência para proporcionar momentos únicos ao seus consumidores. A Boscato participa do Festival há 13 anos, e nesta edição a vinícola familiar vai participar com 4 rótulos, especialmente selecionados para a ocasião.

Prosecco: Prosecco elaborado com a uva glera possui uma coloração amarelo-claro, com reflexos esverdeados, o aroma lembra frutas cítricas; excelente equilíbrio entre acidez e frescor e tem teor alcoólico de 11,5%.  Para quem não tem uma familiaridade com a prosecco, importante você saber que ela pode ser frisante (com presença de gás) e tranquilo (sem gás). No caso da Prosecco da Boscato, ela tem gás. Muito utilizada em coquetéis, harmoniza com pratos leves e sobremesas.

Cave Chardonnay: Vinho elaborado com a rainha das uvas, a chardonnay de vinhedos próprios, este vinho de tonalidade amarelo claro e com reflexo esverdeado apresenta aromas que lembram frutas tropicais e boa acidez, e o teor alcoólico é de 12,5%. Harmoniza com carnes brancas, peixes e frutos do mar, queijos de massa mole.

Cave Merlot: Normalmente a uva Merlot produz vinhos de médio corpo, este com teor alcoólico de 12,5%. Rico no paladar, o Merlot da Boscato é aveludado e equilibrado com tanino evoluídos e de boa persistência gustativa. Lembra em nariz e em boca frutas vermelhas maduras e especiarias. Permanece em barricas de carvalho em tempo necessário para seu amadurecimento, para depois ser engarrafado e armazenado nas caves com controle de luz, temperatura e umidade ideais para o seu envelhecimento. Harmoniza com aves, carnes vermelhas, massas, risotos, pizzas e queijos em geral.

Gran Cave Cabermet Sauvignon: A uva mais plantada no planeta estará presente no Festival de Gastronomia de Gramado e vem com a assinatura da Boscato. De cor vermelho rubi intenso, seu bouquet lembra frutas vermelhas maduras como amora, ameixa, cassis e especiarias como o café, que caracteriza um vinho encorpado, de boa estrutura e taninos bem equilibrados. Envelhecimento em barricas de carvalho fica amadurecendo no mínimo 12 meses. Harmoniza com carne vermelha, cordeiro e carnes de caça, bem como risotos e queijos semiduros e maturados.

Os vinhos e os pratos do Festival. Experimente e faça as suas degustações!

Risoto de Costela (Merlot e Cabernet Sauvignon)
Ragu de Linguiça com polenta mole (Merlot e Cabernet Sauvignon)
Iscas de Frango frito empanadas (Chardonnay e Merlot)
Hambúrguer artesanal (Cabernet Sauvignon e Merlot)
Sanduíche de cordeiro com fondue de brie (Cabernet Sauvignon e Merlot)
La Plata Malbec (Cabernet Sauvignon e Merlot)
Bacalhau à Braz (Chardonnay e Prosecco)
Uramaki Narô (Chardonnay e Prosecco)
Pizza di Parma (Merlot e Cabernet Sauvignon)
Waffle de Bruxelas (Merlot)
Fondue in box de chocolate e morango ou marshmallow (Prosecco)