/Geo Museu: uma joia rara!

Geo Museu: uma joia rara!

Desde os tempos mais remotos, as pedras preciosas têm nos fascinado. Garimpeiros arriscam suas vidas para as trazer à luz do dia, lapidários levam horas a dar-lhes forma e compradores gastam milhões para as adquirir! Pedras preciosas como o diamante, o rubi e a esmeralda são muito conhecidas, mas existem várias pedras que são muito mais valiosas e raras.

Pois bem, eu visitei o Geo Museu a convite dos empreendedores e fiquei de fato impressionada com tamanha beleza em um único lugar. Vindo a Gramado ou, morando por aqui, não deixe de visitar. É de fato uma mina repleta de obras de arte.

Sempre passei pela frente, mas não tinha ido visitar, e no final do dia fui surpreendida com o presente da Fernanda Stürmer, uma das proprietárias do empreendimento, com um cristal em seu modo bruto, eu amei muito e isto me despertou o desejo de ir até lá. Como todos sabem das “bandeiradas” do Governador Eduardo Leite, não nos proporcionam muitas visitas, mas na primeira oportunidade eu fui e conto para vocês a experiência.

Localizado em um espaço bem moderno, os espaços levam nomes. O Minera um espaço dedicado a mineração da ametista ,pedra preciosa cuja as maiores reservas se encontram no Rio Grande do Sul, Fernanda conta que a ideia foi mostrar a beleza desta história de forma mais ampliada, pois viu neste empreendimento uma forma de levar mais cultura a milhares de pessoas.

Por lá você vai encontrar Minerais, Gemas e Fósseis. Para iniciar o percurso você logo dá de cara com uma pedra enorme de topázio de 7 metros de cumprimento e 2,8 metros de altura, uma beleza ímpar -já impressiona em ver uma pedra deste tamanho. Na sequência, a simulação de uma mina, você sente que esta dentro de uma e pode sentir como é a sua funcionalidade. A visita guiada é muito bacana, pois a cada pedra, a vontade é de fazer inúmeras perguntas -passaria horas dentro deste espaço para conhecer melhor sua composição, sua origem e seus significados.

Foi numa destas perguntas que eu descobri que o Rio Grande do Sul é o maior exportador de ametista do mundo. Sendo que o Brasil se destaca também em outras pedras.

Vamos conversando e caminhando e estamos no salão Magna, neste belo espaço que reúne raros geodos e drusas de origem vulcânica.
Parece que as pedras conversam contigo, e sendo sincera, chorona que sou, parei na frente de uma e quis ficar por ali só sentido, porque é enigmático a energia sentida e óbvio, eu me emocionei.

Agora vamos para o Salão Origens ,onde tem réplicas de fósseis que ajudam a reconstruir a história geológica e a evolução da vida na Terra. Com dois anos de existência o Geo Museo deseja oferecer uma experiência muito particular: que é a do aprendizado- Bruno Strack que me acompanhou durante toda a visita , contou que no Museu tem pedra vinda da Indonésia, datada de 200 milhões de anos, pensa que riqueza de informação, e quanta história para contar.

Descendo os andares, logo vem o Salão Prisma ,que abriga coleções de minerais, gemas e esculturas que mostram o talento do homem e a beleza da natureza ,e tem cada peça linda, me deparei com um globo terrestre todo de pedra, para quem gosta de viajar seria bom ter um deste em casa, ou no escritório, porque cada pedra que tem no globo corresponde as pedras predominantes naquele país, isto é sensacional.

E a maquete de areia onde ao tocar vai se formando relevos diversos. Tecnologia que ajuda a estudar geografia. Pode isto Arnaldo? 

O Mezanino é um espaço bem interessante, onde tem exposição de diversas curiosidade. Por exemplo: você sabia que o talco vem de uma pedra chamada talco? Pois, por ali tem muitas destas questões conectadas ao dia a dia. E neste espaço você pode inclusive reservar ( uando puder, pós covid) para fazer um evento muito particular.

E chegando ao final, uma bela loja com as mais de 3 mil peças de objetos do desejo como pedras preciosas, semi joias e peças decorativas -uma infinidade para você escolher a vontade, ah se a carteira deixar, é um lugar para fazer investimento. Vamos perguntar para Nathalia Curi o que ela acha deste investimento?

E falar sobre pedras e não falar sobre as suas diversas nuances é impossível. Do ponto de vista raridade ,o que vai ao encontro do financeiro , não é preciso pesquisar muito para saber que as pedras preciosas sempre foram objetos de luxo bastante cobiçados e caros. Muitas vezes adoradas por supostamente possuírem poderes misteriosos e sendo usadas em jóias e acessórios, essas preciosidades agregam valores que só tendem a aumentar no mercado, tornando-as investimentos incrivelmente valiosos para o futuro.

Segundo o site Fenimjer as 7 pedras mais bem avaliadas no mundo são:

  • Diamante azul (US $ 3,9 milhões por quilate)
  • Jadeíta (US $ 3 milhões por quilate)
  • Diamante rosa (US $ 1,19 milhão por quilate)
  • Ruby (US $ 1,18 milhão por quilate)
  • Esmeralda (US $ 350 mil por quilate)
  • Alexandrita (US $ 70 mil por quilate)
  • Musgravite (US $ 35 mil por quilate)

E a relação das pedras preciosas com a espiritualidade?

Já em termos de rituais energéticos, aquele que você coloca o teu lado mais espiritual, para jogo, existe uma corrente que diz que as pedras preciosas são ferramentas de curas, pois você se conecta através delas linkando com a sua espiritualidade. Várias pessoas conectadas com estas terapias, dizem que usando um único cristal em apenas um minuto do seu dia, você pode facilmente realizar um ritual potente que pode ajudar a melhorar sua vida, conectá-lo com a energia mágica da Terra e apontá-lo na direção de seus objetivos.

Me conta se tudo isto não é super bacana?

Vou deixar aqui duas dicas de rituais segundo o Wemystic:

Ritual para a saúde com Apatita Azul

Seja física ou emocional, mudar hábitos de sua saúde nem sempre é uma tarefa fácil. Nesses casos, pode ser muito útil invocar a magia de um cristal motivador e impulsionador de força para mantê-lo no caminho certo.

  • Cristal utilizado: Apatita Azul, uma linda pedra que é perfeita para permitir que você foque em seus objetivos de saúde. Inspiradora, ela governa o seu senso de força de vontade. A pedra é capaz de lhe inspirar a adotar hábitos saudáveis e priorizar seu bem-estar, além de fornecer motivação e força de vontade para permanecer no caminho certo.
  • Ritual de um minuto: Segure sua pedra Apatita Azul e estabeleça uma intenção para sua saúde. Qual é a meta de saúde que você quer alcançar? Deixe Apatita Azul dar-lhe a motivação e força de vontade para alcançá-lo. Ao infundir suas intenções relacionadas à saúde em sua pedra, você será lembrado delas a cada vez que a ver — então leve o cristal com você ou deixe-a em seu campo de visão para te encorajar a fazer escolhas saudáveis.

Ritual para ter abundância com Pirita

Um pouco de dinheiro nunca faz mal — especialmente quando você dá duro para tê-lo como recompensa. Com a energia dos cristais de Pirita, entramos na frequência da abundância. Basta direcionar essa intenção para os seus objetivos.

  • Cristal utilizado: a Pirita, como uma estrela brilhante, brilha com a energia exuberante e abundante de ouro. O brilho dourado da Pirita alinha você à energia da riqueza e da abundância.
  • Ritual de um minuto: coloque sua pedra de Pirita sobre seu cartão de visitas para convidar a energia da riqueza. Se você não tiver um cartão de visitas, poderá usar qualquer coisa que represente seus esforços lucrativos — pense no logotipo do seu empregador em um pedaço de papel, em um contrato impresso para um novo trabalho ou mesmo em uma pilha de dinheiro. Mantenha o cristal no seu espaço de trabalho para energia adicional.

#Ficaadica! Visite, vale a pena conhecer esta preciosidade de espaço!

Serviço:

  • Geo Museu: Avenida das Hortênsias, 5905- Gramado
  • Horário de funcionamento: Consulte as redes sociais
  • Valor: R$ 30,00
  • Moradores de Gramado e Canela: desde que com documentos de comprovação não pagam.
  • Para entrar na loja não é necessário pagar ingresso.
  • As escolas de todo o Brasil, tem entrada gratuita