/Grupos folclóricos de Nova Petrópolis se mobilizam para as gravações do 48º Festival Internacional de Folclore

Grupos folclóricos de Nova Petrópolis se mobilizam para as gravações do 48º Festival Internacional de Folclore

Evento será realizado em formato online, de 16 de julho a 1º de agosto

Grupos folclóricos e outros agentes culturais de Nova Petrópolis estão mobilizados para as gravações que integrarão a programação oficial do 48º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis. O consagrado evento, que deu a Nova Petrópolis o título de “Cidade Internacional do Folclore IOV Brasil”, terá formato online em 2021, com atrações entre os dias 16 de julho a 1º de agosto.

Para levar o conteúdo da diversidade cultural às redes sociais, o cronograma de gravações foi iniciado no dia 14 de junho. Em paralelo, a Comissão Organizadora e o Departamento Municipal de Cultura trabalham nas definições da programação oficial que ocorrerá página do evento no Facebook.

Crédito: Mauro Stoffel

De acordo com a diretora do Departamento Municipal de Cultura, Cândida Maldaner, a proposta da programação online é manter vivo o espírito do Festival Internacional de Folclore com ações tradicionais do evento, como as oficinas de artesanato e culinária, além da Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade. “Junto com os grupos e entidades do Município, preparamos uma programação com depoimentos, danças e momentos marcantes, para trazer alegria ao público durante a edição virtual do Festival”, afirma.

Até esta segunda-feira, 28 de junho, diversos grupos folclóricos já haviam concluído as suas gravações. O conteúdo dos trabalhos constitui uma mescla de danças, depoimentos, acervo fotográfico e audiovisual para contar a história de cada grupo.

Crédito: Mauro Stoffel

Também foram gravadas lendas folclóricas, que são contadas por professoras e membros da comunidade de Nova Petrópolis. As oficinas das Mãos da Diversidade já tiveram uma edição gravada, na qual foram abordados trabalhos com tricô, crochê e patchwork. Ainda será produzida uma edição da oficina com a temática do chimarrão. Para as Panelas da Diversidade, serão abordadas receitas de carreteiro de charque e cucas.

Crédito: Mauro Stoffel

Outro momento marcante da programação do Festival Internacional de Folclore, as Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade também têm presença garantida na programação online da 48ª edição, com a participação da equipe ecumênica em um vídeo de reflexão.

Acompanhe as novidades do 48 Festival Internacional de Folclore através do Instagram @festivaldefolclorenp ou na página oficial do evento no Facebook. Acesse: www.festivaldefolclore.com.br.