/Inverno combina com vinho? Sim, e sim

Inverno combina com vinho? Sim, e sim

Inverno é a estação mais fria do ano, embora estamos vivendo um outono de muito frio, creio que nem vamos sentir tanta diferença quando de fato o inverno chegar, no próximo dia 21, terça-feira às 06h14min, e entre as coisas boas do inverno está o vinho. E tem muitos para degustar nestes dias mais frios, onde aconchego é palavra chave.

O casamento perfeito e nestes dias os vinhos podem ser consumidos na temperatura ambiente e ele ajuda a aquecer o corpo e combina com os pratos mais encorpados da estação.

É muito comum que a preferência da maioria seja pelos tintos, pois tem mais estrutura, mas confesso que  eu degusto, brancos, rosés e espumantes nesta época do ano, sem estranhamento.

Tem muitos vinhos para ser degustados basta visitar as lojas da cidade e vai deparar com inúmeras opções.

Deixo aqui três  dicas de vinho para sair do tradicional Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot.

Nebbiolo

É original da região do Piemonte, no noroeste da Itália, e dá origem a vinhos rústicos e potentes. Não é incomum que sejam harmonizados a comidas de sabores igualmente intensos e deliciosos para se desfrutar em dias frios, como ragu, cordeiro e queijos cremosos.

Sangiovese

Massas ao molho vermelho, lasanhas, pizzas, vegetais assados e queijos curados – todos pratos consumidos nos dias frios por terem estrutura e sabor intenso – são perfeitos para harmonizar com uma taça de Sangiovese. Com taninos bem presentes e um alto nível de acidez, a uva é versátil e pode render desde vinhos jovens e leves a rótulos intensos, com passagem por barrica. Em todo caso, você encontrará sabores e aromas rústicos e marcantes.

Syrah

Outro exemplo de tinto encorpado, a uva Syrah (às vezes conhecida como Shiraz) traz taninos e acidez bem equilibrados, e aromas de frutas vermelhas e negras. Apresenta ainda notas interessantes de especiarias, como pimenta preta, cravo-da-índia e canela no final de boca. Por suas características, acompanha pratos condimentados com cominho e pimenta-do-reino, que podem inclusive aguçar o paladar e melhorar sua degustação. Alguns exemplos são carne suína grelhada e ossobuco.

#cheers