/Josephina é coisa fina!

Josephina é coisa fina!

De fato rimou! Mas é muito delicioso esse charmoso bistrot, no coração de Gramado, bem na ruazinha lateral da Igreja São Pedro.

Um dos meus lugares prediletos de Gramado, cheio de delicadezas por ali. Comemorei muita vezes meu aniversário, pois o atendimento é super bom e os pratos são deliciosos.

Dirigido por quatro irmãos: Rodrigo, Gabriel, mas no dia a dia quem está à frente são as irmãs Carol e Patrícia Moraes. Afeto no atendimento se mistura com delicias e história. Uma vez que a casa era da família e o nome do restaurante é uma homenagem à avó deles, isso por si só já me cativa.

Com onze anos, eles comemoram esta caminhada que transformam ingredientes simples em receitas que encantam; são poucos lugares que conseguem fazer uma gastronomia sem ter a preocupação com as pressões comerciais do cotidiano, que tem em todos os tipos de empreendimentos. Neste lugar eu percebo que eles entregam o que de fato gostam de fazer, uma pegada slow.

Foto: Divulgação Josephina

A comida vem com muito carinho e tem pratos com o olhar local, com insumos da colônia (para quem não sabe o que é colônia, são os produtores rurais que aqui na serra gaúcha chamamos de colônia), e as vezes tem até laranjas (deliciosas, diga-se de passagem) que vem do sitio da mãe das meninas e estão ali para venda.

Foto: Divulgação Josephina

A equipe sempre muito atenta, gosta de ofertar as novidades da casa, o prato do dia ou até mesmo uma dica de um drink especial. Quando eu saía de casa… é, no momento a grande realidade é ficar em casa. Por ali fiz muitos encontros de trabalho e sempre conto para Carol que as reuniões no Josephina são sempre um golaço! E foi justamente em uma dessas reuniões que eu entrei no mundo do vinho, ou o vinho entrou no meu mundo.

Meu prato predileto é o risoto de Pêra ao vinho com gorgonzola.

Vamos testar em casa? Ou vamos pedir para desfrutar em casa? Ou vamos lá degustar? Todas as opções são boas, mas com certeza, o feito por eles é diferente, tem o sabor do Josephina Bistrot.

Risoto de Pêra ao vinho com gorgonzola

Foto: Divulgação Josephina

Ingredientes

170g arroz arbóreo
150ml caldo de legumes
40g parmesão ralado
0g manteiga sem sal
60g queijo gorgonzola
50g pêra cortada em cubinhos
60ml vinho tinto
30g açúcar refinado
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo – pera ao vinho

Em uma panela ferver a pêra no vinho com o açúcar até reduzir o líquido.

Preparo do Risoto

Em uma panela derreter a manteiga e acrescentar a cebola, deixando suar mas sem dourar.
Juntar o arroz e aos poucos ir acrescentando o caldo de legumes, mexendo sem parar. Acrescentar sal. Fazer isso até o arroz ficar cozido.
Adicionar o gorgonzola, a pêra e o parmesão e mexer até ganhar cremosidade. Pimenta do reino a gosto.
Pode decorar com algumas pêras e pedaços de gorgonzola.

Delicie-se!!!

Serviço: Rua Pedro Benetti, 22 – Gramado/RS
Horário: consultar as redes sociais

Foto: Divulgação Josephina