/Miolo abre cave da família para uma nova experiência

Miolo abre cave da família para uma nova experiência

Roteiro exclusivo para vinhos com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos receberá apenas oito pessoas no local onde vinícola guarda seus maiores tesouros

O patrimônio de 32 safras da Vinícola Miolo está engarrafado e guardado numa sala subterrânea de pouco mais de 10 metros quadrados. Permanecendo fechada praticamente durante todo o ano, a Cave da Família Miolo guarda muito mais do que vinho. São exemplares de safras espetaculares, vinhos que marcaram épocas, rótulos que seguem fazendo história. É neste local que a empresa lança mais uma experiência enoturística: o roteiro DOVV Vinhos, onde grupos de apenas oito pessoas poderão degustar os vinhos com Denominação de Origem Vale dos Vinhedos: Miolo Lote 43, Miolo Merlot Terroir, Miolo Cuvée Giuseppe Cabernet Sauvignon / Merlot e Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay.

“Escolhemos o ‘coração’ da vinícola para degustar vinhos com a legítima tipicidade do Vale dos Vinhedos. Esta experiência vai mudar a percepção de muitas pessoas que terão a oportunidade de conhecer o processo e como esta certificação reconhece um trabalho de anos entre a terra e o homem. É a identidade viva do Vale dos Vinhedos em garrafas de vinhos, resultado que buscamos incessantemente ao longo da nossa história. Investimentos tempo e dedicação para poder contar e compartilhar com nossos visitantes o melhor do nosso sonho, hoje realidade”, destaca o diretor superintendente da Miolo Wine Group, Adriano Miolo.

Para contextualizar os conceitos e processos da DOVV, os visitantes são recepcionados por um dos enólogos da equipe de Enoturismo no vinhedo modelo, onde são cultivadas mais de 40 variedades de uvas. Ali, eles conhecem as castas que podem ser utilizadas para a elaboração dos vinhos com a certificação, prevalecendo as emblemáticas: tinta Merlot e branca Chardonnay. Dali, o grupo segue para a área histórica da vinícola onde estão as grandes pipas de madeira que eram utilizadas antigamente, passando para o setor de tanques de aço inox. Neste caminho, é explicado cada etapa do processo que a vinícola percorre para poder exibir no rótulo dos seus vinhos a DOVV, única denominação de origem de vinhos do Brasil.

Depois desta imersão pelas etapas da DOVV, o grupo ainda passa por tanques, barricas e caves de amadurecimento dos vinhos, entendendo todo o processo delimitado pela Denominação de Origem. Após, desce para provar na taça o resultado de todo este trabalho. Na Cave da Família Miolo, onde estão depositadas garrafas consideradas peças de museu, eles degustam os quatro vinhos em uma exclusiva taça de cristal, lembrança do roteiro. Esta é a segunda nova experiência enoturística que a Miolo lança este ano. A primeira foi a DOVV Espumantes na Torre da Miolo, a 45 metros de altura.

Os vinhos

Eleito o Melhor Merlot do mundo em Londres, o Miolo Merlot Terroir é um vinho nobre com 15% de graduação alcoólica. Este vinho carrega toda essência da uva que simboliza, além do terroir, o pioneirismo de uma cultura responsável por desenvolver a Serra Gaúcha. Já o Miolo Lote 43, que nasce do vinhedo implantado pelo imigrante Giuseppe Miolo, representa um marco não apenas para a Miolo como também para o Brasil, sendo o grande ícone do Vale dos Vinhedos. Os dois vinhos integram a série The 2018´s Seven Legendaries of Miolo – os Sete Lendários, sendo lançados apenas em safras excepcionais.

Miolo Merlot Terroir.jpg 490
Lote 43 Safra 2018 b.jpg 490

O terceiro vinho é o Miolo Cuvée Giuseppe Cabernet Sauvignon/Merlot, elaborado com as melhores uvas dos cinco vinhedos da família no Vale dos Vinhedos, totalizando 100 hectares de propriedade. O vinho passou por barrica de carvalho francês por 12 meses. Para completar, o Miolo Cuvée Giuseppe Chardonnay, o primeiro vinho branco super-premium da Miolo. O vinho é fermentado e amadurecido em barricas de carvalho francês. Os quatro vinhos são veganos.

Cuvée Giuseppe Tinto.jpg 490
miolo_cuvee_giuseppe_chardonnay_2018_medium.jpg 490

Sobre a DOVV

Única no Brasil, a DOVV traduz a expressão do vinho autêntico, com identidade do Vale dos Vinhedos. As uvas que originam os vinhos com DOVV são cultivadas na região geograficamente demarcada, além de todo processo de elaboração acontecer no Vale dos Vinhedos, seguindo um rígido controle de etapas pré-estabelecidas. O processo também segue pré-requisitos como a condução do vinhedo em sistema de espaldeira e o controle de produção por planta.

SERVIÇO

O que? Visita DOVV Vinhos
Quando? De segunda a sábado, às 10h30min
Para quem? Grupos de até 8 pessoas
Visita: vinhedo modelo, interior da vinícola – setores vinho branco e tinto – e degustação de vinhos DOVV na Cave da Família
Quanto? R$ 90, com voucher de R$ 20 + taça de cristal exclusiva.
Necessário fazer agendamento prévio.
Contato: 54 2102.1537 e 2102. 1540 ou pelo e-mail visita@miolo.com.br