/Nova Petrópolis contará com o Órbita, primeiro hub de inovação do Município

Nova Petrópolis contará com o Órbita, primeiro hub de inovação do Município

Iniciativa conta com a participação da Prefeitura, Acinp, Sicredi Pioneira, Sebrae e Feevale TechPark

Aconteceu na tarde de terça-feira, 19 de outubro, a assinatura do protocolo de intenções para a criação do Órbita, primeiro hub de inovação de Nova Petrópolis. A iniciativa visa apoiar projetos em diferentes áreas e conta com a participação da Prefeitura de Nova Petrópolis, Acinp (Associação Comercial e Industrial), Sicredi Pioneira, Sebrae e Feevale TechPark.

O prefeito Jorge Darlei Wolf recebeu os representantes dos demais parceiros no gabinete para a assinatura. Dirigindo-se aos convidados, o chefe do Poder Executivo afirmou que a parceria firmada garante a tranquilidade necessária para um compromisso de tamanha magnitude. “O grande propósito é a retomada da economia de Nova Petrópolis e é através de projetos como este, com incentivo à inovação, que alcançaremos tal objetivo”, destacou o prefeito.

A união de esforços busca criar um ambiente favorável a iniciativas inovadoras no âmbito das principais vocações econômicas e culturais de Nova Petrópolis. Serão priorizados projetos nas áreas de turismo, gastronomia e alimentação, hospedagem, agronegócio familiar e serviços para a terceira idade. “Através do hub de inovação serão criadas novas oportunidades para empreendedores, o que resultará na geração renda e no desenvolvimento econômico do Município”, acrescenta o coordenador especial de Indústria e Comércio da Prefeitura de Nova Petrópolis, Tiago Merckel Haugg, também presente no ato de assinatura.

Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (Acinp), Marcos Alexandre Streck, o hub de inovação de Nova Petrópolis já começa grande, em razão das forças envolvidas. “O que tornará o Órbita grande ou pequeno é a proatividade, a nossa ação e o poder de darmos continuidade ao projeto, o que eu tenho certeza que acontecerá”, disse.

O Hub de inovação de Nova Petrópolis, será instalado inicialmente no espaço já existente da Feevale Digital em Nova Petrópolis. Em um segundo momento, passará a uma sede definitiva, para a qual já há estudos em andamento. “Temos iniciativas semelhantes em cidades como Esteio e Sapiranga e ficamos muito felizes quando soubemos deste movimento em Nova Petrópolis”, afirmou o reitor da Universidade Feevale, Cleber Cristiano Prodanov.

O diretor executivo da Sicredi Pioneira, Solon Stapassola Stahl, destacou que o hub de inovação carrega o mérito de ter reunido vários parceiros que tinham ideias semelhantes. “Houve um fácil entendimento entre os parceiros, que já estavam dispostos a criar um hub. Foi uma feliz coincidência e quando todas as forças convergem, temos o sinal de que estamos indo pelo caminho certo”, comentou o diretor.

Na mesma linha, o gerente regional do Sebrae-RS, Cesar Nascimento, lembrou das diversas parcerias já existentes entre os participantes do hub de inovação. “É um momento ímpar, e para o Sebrae é um privilégio poder estar entre estes cinco parceiros tão fortes. Estamos de prontidão para trabalhar e trazer projetos diferenciados para a sociedade”.

O lançamento e início das inscrições para o primeiro desafio do hub de inovação, voltado para projetos de agricultura familiar e gastronomia em roteiros turísticos, está previsto para novembro. Os projetos selecionados devem ser apresentados em janeiro de 2022.

Na foto destaque: Cesar Nascimento, Tiago Merckel Haugg, Solon Stapassola Stahl, Jorge Darlei Wolf, Cleber Cristiano Prodanov e Marcos Alexandre Streck. Crédito: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP