/O Mundo do Turismo em Gramado: Festuris começou ontem

O Mundo do Turismo em Gramado: Festuris começou ontem

image
Troféu Amigos do Festival foi entregue às personalidades e amigos do evento. (Foto: Cleiton Thiele/SerraPress)

O Festuris Gramado 2014 foi aberto oficialmente na noite de ontem (6), no Palácio dos Festivais. Sempre na vanguarda, a Feira de Turismo de Gramado iniciou o segundo quarto de século com foco na inovação e no entretenimento. Os diretores do Festuris, Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi, recepcionaram autoridades, trade turístico, convidados e imprensa nacional e internacional.

Depois da interpretação do Hino Nacional pela contralto Débora Rosa, o tenor Césare Barichello, a pianista Enira Trindade e a percussionista Letícia Pohlmann, foi realizada a tradicional entrega do Troféu Amigos do Festival. Foram agraciados Afonso Gomes Louro, Anita Pires, Jaqueline Rodrigues, Jarbas Cunha, Maria Amélia Rigui (Memeia), Nilde Clara de Souza Benites Brun, Plínio Rafael Ghisleni, Ricardo Fernandes, Ricardo Hummel, Salvatore Constanzo e Maria Esther Suarez.

“Somos um povo alegre, mas a hospitalidade não pode acomodar o setor”

Na solenidade de abertura do Festuris, na noite passada, no Palácio dos Festivais, o ministro do Turismo, Vinícius Lages, definiu cinco plataformas que devem servir de base para que o Brasil supere desafios e possa se tornar uma potência turística. “Temos que investir na qualificação de mão de obra, numa nova agenda de promoção e num novo marco regulatório dos parques nacionais e parques temáticos”, destacou ele.

O ministro também citou o programa #PartiuBrasil como caminho para acelerar o turismo doméstico. Já em relação ao litoral brasileiro, admitiu a necessidade de uma ocupação ordenada sem prejudicar o meio ambiente. Defendeu ainda maiores investimentos em infraestrutura para ampliar o segmento de eventos e destacou o trabalho que vem sendo realizado nas cidades históricas. “Vivemos um momento especial do pós-Copa e hoje temos um produto turístico reconhecido internacionalmente, mas é preciso fazer mais”, admitiu. Ele ainda destacou os avanços que o setor obteve nos últimos quatro anos. “Um setor que emprega direta ou indiretamente 10% da mão de obra e faturou no ano passado um volume superior a R$9,4 bilhões”, afirmou.

Na solenidade, o vice-prefeito de Gramado Luiz Antônio Barbacovi, o Luia, representou o prefeito Nestor Tissot, que está participando de missão do Sebrae na Oceania. Luia agradeceu a presença de todos e disse ter a certeza que Gramado será divulgada por todos os presentes: “Queremos que o trade possa usufruir de nossa cidade”.
O secretário estadual do Turismo, Márcio Cabral, observou que foi no Festuris que a atual gestão consolidou políticas públicas e projetos, como o “Rio Grande do Sul, um grande destino”. Cabral citou o processo de transição de governo e o crescimento do setor turístico na atual gestão. “O ano de 2014 não foi apenas de Eleições, mas da Copa do Mundo. Conseguimos realizar o maior evento turístico da história do Brasil. O turismo sai maior”, disse.
image
O secretário estadual do Turismo, Márcio Cabral. (Foto: Divulgação)

A diretora do evento Marta Rossi deu boas-vindas aos convidados em nome da Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, destacou que o Festuris busca sempre ser protagonista, levantando ideias e possibilidades para o setor. “Queremos continuar fortes e determinados neste caminho, junto com empresas, entidades e instituições do setor que lutam com o mesmo objetivo, que é o fortalecimento da indústria turística brasileira”, afirmou.

image
Marta Rossi, diretora do evento Festuris. (Foto: Divulgação)