/Onde tomar café em Gramado e Canela?

Onde tomar café em Gramado e Canela?

Quem me dera seu eu conseguisse visitar todos as centenas de lugares que servem café em Gramado e Canela. Eu creio que temos mais de mil lugares entre as duas cidades. Seria mil dias, de lugar em lugar, para tomar este pretinho básico. Não é uma má ideia.. mas… contudo.. todavia…

Nas minhas andanças por aí, fui colecionando lugares que curti e vou começar por Canela.

Empório Canela:
Empório que já tem 14 anos de vida, tem muita história e estórias para contar. E por lá, o café servido atualmente é da Cavalheiro Café , uma micro torrefação de café. A empresa fica localizada em Taquara, bem próximo a Canela, e os cafés são de Minas Gerais e de São Paulo; o diferencial é o café sempre fresco, um produto de qualidade. Além de apoiar o local, fundamental para a economia. Além de tudo isso, as possibilidades são diversas em relação as torras, intensidade e acidez. Vale a pena degustar…. E como vale…

*Rua Felisberto Soares 258 – Centro – Canela-RS

Conntainer Bistrot:
Instalado na proximidades da Catederal de Pedra, e mesmo que próximo aos lugares mais badalados da cidade, no Containner a paz reina. Além do Bistrot, tem uma bela loja de móveis aos fundos. Eles servem 15 tipos de café, e um dos diferentões que tem por lá é o Sweet Masala (Mix de especiarias), leite vaporizado, expresso e canela 240 ml. Vale a pena experimentar.

*Rua Borges de Medeiros, 580 – Canela -RS

Dora Cafeteria:

Bem no centro da cidade. Uma padaria tradicional que tem como diferencial iniciar as atividades logo cedo. E você pode solicitar o café passado ou pode ir de expresso. Ambos muito saborosos E estar ali , para quem é morador, tem uma pegada raiz, que é de encontrar pessoas já conhecidas da cidade, que por uma questão especial precisou deste cafezinho fora de casa. E para quem é turista, é hora de tomar o café e começar a percorrer a cidade. E sobretudo, as pessoas que vêm bem cedo e fazem o famoso “bate e volta”.

*Rua Felisberto Soares 62 – Centro – Canela-RS

Já em Gramado algumas das dicas….

Atelier do Café:
Eu simplesmente amo este lugar. Muito a contar, é ponto de moradores e ponto de turistas. Ao chegar lá, eu sempre peço laranjinha com café e não o contrário. Laranjinha é o que eles servem com café. São laranjas açucaradas feitas normalmente pelas famílias que vivem na colônia da cidade. Como não amar? A máquina Italiana e o café mineiro compõem muito bem o gosto do brasileiro. O local é pequeno e localizado no coração da cidade, e conforme o lugar que você sentar, vai ficar de cara com a bela Igreja São Pedro.

*Praça Major Nicoletti, 55 – Gramado-RS

Josephina:
Sempre, mas sempre que você for no Josephina, nunca deixe de tomar o café. Delicioso e quentinho, vem com uma bolachinha feita por eles. Em sua receita vem amendoim e clara de neve. Uma delicadeza. Se der, escolha uma mesa na rua e curta o ir e vir das pessoas e a bela torre da Igreja São Pedro.

*Rua Pedro Benetti, 22 – Gramado-RS

Café da Banca Stilo:
Novidade que veio durante a pandemia, este novo espaço fica em uma das ruas mais movimentadas da cidade e dentro do Hotel Laghetto Stylo. Você pode tomar só um cafezinho, mas pode tomar um café da manhã completo E além de tudo, eles oferecem uma série de guloseimas gourmet.

*Rua São Pedro,374 – Centro – Gramado-RS

Café da Banca:
Local já tradicional, inventei de pedir um café grande. Quando o café chegou, confesso fiquei rindo porque era quase um “meio litro” de café. Mas de tão delicioso tomei tudo. O espaço, além dos mais diversos cafés, oferece almoço, jantar e produtos gourmet e também muitos vinhos. Conta com estacionamento nas ruas laterais.

*Rua Venerável, 581 – Bairro: Av Central – Gramado-RS

Di Pietro:
É um restaurante mas se você quiser ir e só tomar um café, é capaz de não pagar nada por isto. Basta ser muito amigo dos proprietários. Mas se for almoçar, por favor, peça um cafezinho. O meu predileto é passado e a equipe por lá já sabe: é um “balde”. Pensando bem… depois que descobri um novo tamanho de servir um café, este do Di Pietro ficou um mini balde…. e nem por isto menos delicioso.. adoro… lembrando que o restaurante é todo abençoado pelas suas imagens sacras.

*Rua Pedro Benetti, 05 – Gramado-RS