/Orquestra Filarmônica do Laje de Pedra apresenta “Concertos de Outono”

Orquestra Filarmônica do Laje de Pedra apresenta “Concertos de Outono”

As apresentações estão marcadas para os dias 21 de maio, 11 de junho e 9 de julho no Mirante Laje de Pedra.

A vista única do Mirante Laje de Pedra para o Vale do Quilombo, em Canela, agora ganha trilha sonora especial. A partir de maio, a Orquestra Filarmônica do Laje de Pedra apresenta a temporada “Concertos de Outono”. A iniciativa faz parte do Instituto Cultural Laje de Pedra e terá programação mensal até julho no Mirante Laje de Pedra

O repertório irá contemplar do erudito ao popular, passando por musicais, jazz e até trilhas sonoras de filmes, sempre com a premissa de ter uma identidade eclética para apresentar e conseguir, não só agradar o público, mas atingir as várias memórias musicais afetivas. 

Com uma rotina mensal de ensaios, que acontecem desde a criação da Orquestra, o diretor executivo e artístico Allan John Lino explica que o repertório e apresentações serão diferentes a cada temporada: “Alguns concertos podem ser feitos só com cordas, só sopros ou mesclando pouca corda e pouco sopro”. 

Nesse sentido, a temporada “Concertos de Outono” além de fazer alusão a estação, recebeu um repertório especial, mais introspectivo e que remete ao clima dessa época do ano com a proximidade do inverno. 

Visando proporcionar uma viagem através do tempo, das emoções e dos sentidos, a Orquestra Filarmônica do Laje de Pedra será adaptada para o formato de Câmara nesta temporada executando os concertos com 15 músicos entre cordas, madeiras, metais e percussão, um solista e um maestro. Os artistas são de diferentes cidades da região como Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Porto Alegre e Vale dos Sinos. Lino afirma que esse número pode variar conforme a apresentação, podendo chegar a uma composição entre 45 e 50 músicos no formato filarmônico. 

Os concertos fazem parte da intensa programação cultural desenvolvida pelo Instituto Laje de Pedra, que inclui ainda as exposições Alma Imortal com fotos de arquivo e ensaios recentes do hotel, a intervenção artística Casulo, da artista Heloisa Crocco e Inês Schertel e Terra Casta com imagens registradas dos Campos de Cima da Serra por grandes nomes da fotografia.

Mais informações em https://lajedepedra.com.br/mirante-laje-de-pedra