/Primeiro dia do Sonho de Natal movimenta Canela

Primeiro dia do Sonho de Natal movimenta Canela

O sábado (26) de sol e calor na Serra foi o cenário ideal para a abertura do primeiro fim de semana do 29º Sonho de Natal em Canela. Visitantes de diferentes partes do Brasil e do mundo puderam aproveitar, junto com os canelenses, as atividades que marcaram o início da temporada de Natal. (Foto: Sergio Azevedo/ Divulgação).

A chegada do Papai Noel foi a parte mais aguardada pelas crianças, que cercaram o bom velhinho na caminhada de seu trenó até o palco, na Praça João Corrêa. Logo depois, na cerimônia de abertura, o prefeito Cléo Port, acompanhado pelo Secretário de Turismo, Moisés de Souza, fez um discurso em agradecimento à comunidade de Canela pelo apoio na construção do evento e entregou as chaves da cidade a Noel.
O calor de 30ºC não foi suficiente para intimidar as cerca de 200 pessoas que participaram da primeira edição da Santa Claus Challenge, prova de caminhada (3 km) e corrida (5 km). O trajeto foi animado pelos personagens da trupe do Papai Noel. A praça central de Canela ficou tomada pelo vermelho das camisetas e toucas natalinas, uniforme da corrida.
O casal Rodrigo Fernandes e Vanessa Boeta veio do Rio de Janeiro (RJ) visitar a Serra e aproveitou para participar da corrida. “A gente descobriu sobre a corrida e uniu o útil ao agradável, gostamos de correr lado a lado. Não poderia deixar de saudar valores tão nobres em todos que tive contato em Gramado e Canela. Saudar o bem é um dever para mim”, afirma Fernandes.
A Casa do Papai Noel ficou lotada, com filas na porta, para fazer os pedidos de Natal e renovar as esperanças de final de ano. Mãe e filha, Maria e Rosinele Moraes, de Belo Horizonte (MG), conheceram Canela pela primeira vez este ano. “Escolhi a Serra Gaúcha para passar as férias com a minha mãe. Fiquei ainda mais feliz ao saber da corrida, aproveitei para passear e correr”, conta a administradora de empresas Rosilene.
Outra viajante especial foi Miriam Jabour, 26 anos, que veio da Tunísia e visitou Canela pela primeira vez. A jovem médica veio ao Rio Grande do Sul participar de programa de intercâmbio de um mês e aproveitou para conhecer a região. “Nós somos muçulmanos e não temos decorações natalinas assim. Um amigo que conheci em Porto Alegre recomendou que eu viesse para cá e estou aproveitando muito”, conta.
Música na praça
O espetáculo “O Som do Vento” encerrou as celebrações de abertura do Sonho de Natal com muita música. A Praça João Corrêa recebeu mais de 500 pessoas para ouvir a combinação de acordeão, guitarra, baixo, bateria e teclado. As canções passaram por Michael Jackson, Garota de Ipanema e Noite Feliz.

Foto: Sergio Azevedo/ Divulgação

“Achei muito legal. A banda toca muito bem e a escolha do repertório foi ótima. Acho que as músicas agradam todo o tipo de público, com músicas regionais, nacionais e internacionais”, conta Patricia Silva, servidora geral pública que é de Brasília, mas mora em Porto Alegre.
Neste domingo a programação do Sonho de Natal Canela continua. O Papai Noel recebe visitantes das 14h às 20h na sua casa na Praça João Corrêa e às 18h tem a performance “Estátuas Humanas” em frente à Catedral de Pedra. Inspirado em pintores renascentistas, as estátuas humanas vão mostrar algumas passagens e personagens do nascimento de Cristo. Em caso de chuva, a atração é cancelada.
29º Sonho de Natal Canela
De 26 de novembro de 2016 a 8 de janeiro de 2017