/Quanto vale seu negócio?

Quanto vale seu negócio?

Numa sexta-feira, dia 06 de setembro de 1991, eu entrava pela primeira vez num hotel, e não era para me hospedar, e sim para construir uma linda história.

Está fazendo 30 anos que comecei minha vida profissional na hotelaria, primeiro cargo foi de mensageiro, carregando malas para cima e pra baixo.

Com o tempo, oportunidades fui construindo. Não acredito no ditado que diz que as oportunidades aparecem, prefiro acreditar que nós as construímos.

E todas as oportunidades que tive agarrei com as duas mãos, até chegar num cargo gerencial. Durante 22 maravilhosos anos, eu respirei hospitalidade, até que em 2012, depois de muito pensar, decidi que era hora de mudar, de inovar, de aprender.

Mas não foi somente isso que me tirou da zona de conforto, a essência da mudança era eu ter mais tempo de qualidade com minha filha.

Até os 5 anos de idade, minha filha morou com a mãe em Porto Alegre. Infelizmente sua mãe virou estrelinha e ela veio morar comigo e minha esposa em Canela.

Foram grandes mudanças e adaptações, tanto para ela quanto para nós. Sua vinda encheu nossa casa de movimento e amor.

Quem trabalha na hotelaria sabe o quanto precisamos nos doar, hotel funciona 24 horas, e as demandas também.

Nessa época, eu já tinha um cargo gerencial, saía de casa pela manhã, as vezes a pequena ainda estava dormindo, voltava a noite, por vezes ela já estava descansando. Essa rotina exaustiva estava me perturbando, eu queria ficar mais tempo com minha filha e com minha esposa, mas minha imaturidade profissional me impedia. Não sabia delegar da maneira certa, era centralizador, pensava que se eu folgasse ou trabalhasse menos o hotel não iria andar sem minha presença. Ainda, muitos profissionais pensam dessa forma. Depois que saí, entendi que era um tremendo engano, existe vida fora do hotel, existem pessoas que querem nossa presença também.

Voltamos à 2012. A mudança aconteceu, me tornei empresário no ramo da moda, uma área na qual nunca tinha trabalhado, precisei aprender muito (e continuo aprendendo todos os dias).

Sendo coautor do livro “Educação e Gestão Financeira: Coisas que Ninguém te Conta”, o meu capítulo é a respeito dos desafios que enfrentei sendo empreendedor. Quando se diz “sou empresário”, para quem ouve parece algo fácil, enriquecedor, faz o que quer e quando quer. Na verdade, tem muita verdade nesse pensamento, mas também tem muito trabalho, dedicação, dúvida, medo, incerteza, erros, tristeza e solidão. Mas se você me perguntar se quero mudar, a resposta será “Não”. Adoro essa vida.

Adoro essa vida, porque de outubro de 2012 a dezembro de 2020, almocei todos os dias com minha filha, o tempo de qualidade que tanto queria também aconteceu, foram muitas viagens juntos, caminhadas, passeios, brincadeiras, serviço de “Uber” leva e busca em vários lugares durante o dia.

Em agosto de 2017, fomos agraciados com a chegada da Maria Flor, uma criança sempre enche de amor qualquer lar.

Minha filha mais velha, Ana Laura, resolveu voltar à suas origens, pois o curso que queria só tinha em faculdades de Porto Alegre. Os 13 anos que passamos juntos, e todos os momentos que almoçamos um de frente para o outro fez meu coração se encher de paz quando percebi que minha bebê tinha crescido, e principalmente ter a certeza de que a decisão que tomei em 2012 de sair da hotelaria para ser comerciante fez todo o sentido, pois não existe sucesso, estabilidade, dinheiro, que compense ter tempo de qualidade com quem amamos. Isso é viver.

Em 2019, a veia hoteleira começou a pulsar, queria voltar de alguma maneira para esse mundo, e desde então desenvolvo treinamentos para lideranças, palestras falando a respeito da essência da hospitalidade e mentorias para lideranças.

Em outubro de 2021, fará 9 anos que sou empresário no ramo da moda.

Da forma que escrevo até parece fácil, não é mesmo?. Mas saiba que não é, precisa de muita dedicação, foco e persistência.

A busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional é minha busca constante, fazendo nas atividades que exerço o melhor possível, e aproveitando o máximo com as pessoas que mais amo. Minha família!

O quanto vale seu negócio será a mesma medida do quanto valem seus sonhos. Sucesso, paz e sabedoria pra você!

Angelo Macedo – formado em Administração de Empresas, com Pós em Gestão de Negócios e MBA em Gestão de Pessoas, desde 2012 é empresário no ramo da moda e também atua com treinamentos empresariais e Coach pessoal.

Os autores dos artigos, vídeos e podcasts assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo de sua autoria. A opinião destes não necessariamente expressa a linha editorial da Melhor do Sul.