/Sinditur/Serra Gaúcha faz reivindicações para Ministro do Turismo

Sinditur/Serra Gaúcha faz reivindicações para Ministro do Turismo

O presidente da Sinditur Serra Gaúcha, Fernando Boscardin, com o ministro do turismo no Brasil, Vinícius Lages, e demais participantes. (Foto: Halder Ramos)

O presidente do Sinditur/Serra Gaúcha, Fernando Boscardin, e membros da diretoria que representam os hotéis, restaurantes, parques, museus, agências, bares e similares, se reuniram na sexta-feira, no Festuris, com o Ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lages, para encaminhar em nome do trade quatro reivindicações:

A primeira delas foi o pedido de apoio ao projeto Veraneio na Serra, a fim de combater a sazonalidade; programe este que está sendo estruturado através do Sinditur/Serra Gaúcha, as 4 secretarias de Turismo da Região das Hortênsias, (Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula) e das entidades desta região.

(Foto: Halder Ramos)

 

Já a segunda solicitação foi sobre a regulamentação dos chamados “aluguéis de temporada” em todo o país, que fazem concorrência desleal com a hotelaria e afetam o emprego de milhares de trabalhadores, disse Boscardin ao Ministro, que solicitou encaminhamento através de equipes jurídicas.

O apoio à criação do Aeroporto das Hortênsias para intensificar e qualificar o destino Serra Gaúcha, assunto que o Ministro sugeriu trabalhar junto aos deputados do estado para que o projeto possa de fato se tornar em realidade.

(Foto: Halder Ramos)

E por fim, a liberação da livre circulação de trabalhadores no âmbito do Mercosul, a fim de suprir a falta de mão de obra no país para o setor turístico, nos moldes do que acontece na União Europeia. Lages apontou que levará o assunto para tratar com os Ministros e Turismo do Cone Sul, em reunião que acontecerá ainda este mês.

O Ministro Lages se comprometeu em analisar todos as reivindicações e viu com bons olhos os pedidos, pois os considera muito pertinentes ao setor, afirma Boscardin.