/Sociedade Recreio e AGLA se unem para fortalecer a cultura gramadense

Sociedade Recreio e AGLA se unem para fortalecer a cultura gramadense

Assinatura marca um momento histórico para o setor cultural de Gramado

A Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA), entidade criada para estimular a cultura e a preservação da memória, está se unindo à Sociedade Recreio Gramadense, um dos clubes sociais mais antigos de Gramado e também um dos mais tradicionais do Estado. O Termo de Agregação foi assinado em cerimônia realizada na noite de terça-feira, 19 de abril, na sede da Recreio, que agora também passa a abrigar as operações da AGLA. 

A parceria tem o objetivo de fortalecer a cultura gramadense e ampliar o espaço de fala dos artistas locais no cenário gaúcho e nacional. A união foi formalizada, por parte da AGLA, pelo presidente Romeo Ernesto Riegel e pelo vice-presidente, Leonid Streliaev; e por parte da Recreio Gramadense pelo presidente da entidade, Ike Koetz, e pelo presidente do Conselho Deliberativo, Alemir Coletto. O processo teve a assessoria jurídica do advogado Bruno Coletto.

“A inclusão da Academia Gramadense de Letras e Artes na vida da Recreio significa um importante passo do turismo gramadense na direção da cultura. Esse ato define uma formulação complementar associada, que busca contribuir para a necessária modernização do turismo local com vistas ao futuro”, destaca o presidente da AGLA, Romeo Riegel.

“Essa união é um marco na história cultural da cidade. Gramado tem um legado artístico riquíssimo, artistas reconhecidos nacional e internacionalmente e o nosso próprio turismo tem por característica ser cultural. Nossa ideia é ser palco dessas iniciativas vindas da AGLA e mostrar aos visitantes os nossos talentos locais”, projeta o presidente da Recreio Gramadense, Ike Koetz.

Crédito Fotos: Gustavo Bauer.

Sobre a AGLA

A Academia Gramadense de Letras e Artes (AGLA) foi instalada oficialmente em setembro de 2019 e tem como objetivos a promoção do culto às letras, às artes, o estímulo à cultura e a preservação da memória, da biografia e da obra de escritores gaúchos, especialmente os gramadenses. A entidade é formada por nove componentes do quadro efetivo: Débora Irion, Sonia Schlee e Leonid Streliaev (Artes Visuais); Leandro Libardi Serafim e Pepeu Gonçalves (Música); Iraci Casagrande Koppe e Romeo Ernesto Riegel (Literatura); Marta Rossi (Personalidade de mérito relevante); e Olinda Alessandrini (Patrona).

Sobre a Recreio Gramadense

A Sociedade Recreio Gramadense é um clube social centenário e está entre os mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Com localização nobre e privilegiada, em frente à Rua Coberta, tem sido palco para promoção de inúmeros eventos em Gramado. O clube ocupa uma área total de 2.130m². Fundado em 1915 por um grupo idealizador da comunidade gramadense, atualmente é referência em qualidade e excelência em atendimento no cenário gaúcho.

Foto AGLA 1 – Alemir Coletto, Romeo Ernesto Riegel e Ike Koetz

Foto AGLA 2 – Alemir Coletto, Romeo Ernesto Riegel e Ike Koetz durante ato de assinatura

Foto AGLA 3 – Evento de formalização acontece na Sociedade Recreio Gramadense