/Talentos locais e artistas consagrados brilham na abertura do 34° Sonho de Natal

Talentos locais e artistas consagrados brilham na abertura do 34° Sonho de Natal

Talentos artísticos locais e nomes consagrados da cultura gaúcha brilharam na abertura oficial do 34° Sonho de Natal de Canela, que ocorreu na noite de sexta-feira (22). Em clima de nostalgia e apoteose, a solenidade celebrou também a revitalização do Teatro Municipal de Canela, o Teatrão. O espaço estava fechado e passou por reforma completa para receber os espetáculos do Sonho de Natal.

Para marcar a volta do Teatrão, um espetáculo especial uniu cinema, teatro, dança, teatro de bonecos e música. O Boneco Carlão e a embaixadora do Sonho de Natal, Shana Muller foram os mestres de cerimônia do evento de abertura. No reencontro do palco com o teatro, a atriz canelense Lisiani Berti emocionou o público. Com argumento e direção de Elias da Rosa, o monólogo em primeira pessoa ativou a memória afetiva pelo espaço que possibilitou a mudança de vida para muita gente. Dirigida por Alessandra Abrantes, uma coreografia de dança com bailarinas integrou o Papai Noel ao evento. O vice-prefeito e prefeito em exercício, Gilberto Cezar, entregou as chaves de Canela ao Bom Velhinho, que irá conduzir a programação até 9 de janeiro de 2022. Depois, os músicos do O Som do Vento subiram ao palco e apresentaram um inquietante espetáculo instrumental. Para fechar com chave de ouro, o consagrado Renato Borghetti dividiu o palco com os instrumentistas canelenses.

O secretário de Turismo e Cultura, Ângelo Sanches, celebrou a inauguração do Teatrão e dividiu os méritos da revitalização com sua equipe. Além de agradecer as empresas privadas que contribuíram para a reforma, Sanches homenageou o servidor público Vladimir Borges da Silva, que comandou as obras do Teatrão. “O nosso Teatrão estava parado há seis anos. Quando ainda tínhamos um cenário muito incerto sobre o futuro dos eventos, reuni minha equipe e lancei o desafio: reformar o Teatrão em 90 dias. Todos me olharam assustados. Eles me conhecem e sabem que não aceitaria o não como resposta. Como fazer sem dinheiro e em plena pandemia? E, se hoje isso está acontecendo, tenho que agradecer para minha equipe e para as empresas que apostaram na gente”, reconhece.

PROJEÇÕES NA CATEDRAL

Após a solenidade no Teatrão, a programação continuou com os espetáculos Vida e A Fábrica de Sonhos, que conta com a descida de rapel do Papai Noel pela torre da Catedral de Pedras. Com mais de 370 apresentações gratuitas, o 34° Sonho de Natal terá 80 dias de programação gratuita. Os espetáculos de projeção mapeada ocorrem diariamente na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, sempre às 20h, 20h30, 21h e 21h30.

No Teatrão também funciona diariamente com o Escritório do Papai Noel. Aos finais de semana, o espaço recebe shows musicais, peças de teatro e teatro de bonecos. Com caráter social, o acesso é um quilo de alimento não-perecível. O ingresso pode ser trocado de quinta a domingo, das 11h às 22h, no 1° Festival de Gastronomia & Vinhos, que funciona na praça João Corrêa. Em conformidade com decreto estadual, é exigido o uso de máscaras e a apresentação do comprovante de vacinação para os espetáculos no Teatrão. O limite é de 300 ingressos diários.

Árvores do Sonho abriu a festa natalina

Os últimos enfeites na decoração do 34° Sonho de Natal foram colocados pela comunidade canelense no projeto Árvores do Sonho. Empresas, comércios, parques, entidades e patrocinadores foram para a avenida Júlio de Castilhos, na tarde de sexta-feira (22), enfeitar seus pinheirinhos de Natal. Com inscrições gratuitas, as reservas para as 50 árvores disponíveis foram encerradas rapidamente numa demonstração do engajamento da comunidade ao evento.

Para Nathaly Hahn, da Biscoiteria Dauper, é importante para a empresa apoiar os eventos locais. “É tradição há 30 anos apoiar causas sociais. Nossa empresa está sempre engajada. Quando vi a postagem sobre o projeto, fiz a nossa inscrição. Fazia anos que não via a decoração tão bonita e a cidade tão organizada”, diz Nathaly.

SOBRE O 34° SONHO DE NATAL

O 34º Sonho de Natal é uma realização da Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Especial da Cultura RS, e Ministério do Turismo – Governo Federal. O evento tem patrocínio do Golden Propriedades de Lazer, Sicredi Pioneira, Skyglass Canela, Brocker Turismo, Bus Tour, Bondinhos Aéreos, Cervejaria Farol, Mundo a Vapor, Vinícola Jolimont, Dauper, Motormac e Adylnet. Apoio institucional: Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e Parque do Sesi Canela. Agente Cultural: 1º Casa Produções.

Fotos: Cleiton Thiele/Serra Press