/Terroir Metropolitano

Terroir Metropolitano

Vinhedo em Porto Alegre? Sim temos! Villa Bari localizada na Vila Nova no sinuoso caminho de Belém Novo. A vinícola existe desde os anos 2000, quando Luiz Alberto Barichello engarrafou os primeiros rótulos de um sonho acalentado baseado na história dos seus antepassados.

Barichello era executivo do setor financeiro e diferente do piloto Rubinho, também Barichello, ele prefere andar devagar e com paciência. Natural de Garibaldi, desde criança acompanhava o pai e o avô a fazer o próprio vinho, para o consumo da família, o que até os dias atuais é uma “certa normalidade” na serra gaúcha ver diversas famílias fazendo o seu próprio vinho.

A inspiração da vinícola vem da Itália, mais precisamente da região de Valpolicella, onde tem as principais vinícolas de Amarone, um vinho muito potente, um ícone italiano, feito com uvas semidesidratadas. O processo de apassimento pode ocorrer de diversas formas mas o mais tradicional é deixar as uvas em câmara fria, onde elas se desidratam por um tempo, para perder líquido e concentrar os açúcares, e depois segue o processo normal de vinificação.

A primeira safra da Vinícola foi em 2004, sendo que somente em 2005 fizeram a safra comercialmente. O resultado são dois rótulos: o Gran Rosso e o Rosso in Legno, vinhos potentes, de grande potencial de guarda, com graduação alcoólica alta e muito corpo e estrutura. Tanto que, para apreciá-los, o ideal é deixá-los abertos ou repousando em um decanter por meia hora a 45 minutos. Grande parte da produção é vendida pela internet e exportada para países como os Estados Unidos.

Foto: da enóloga da vinícola @nataliafrigheto