/Um viosinho para alegrar os papais

Um viosinho para alegrar os papais

Com a proximidade do Dia dos Pais, os filhos já começam a se planejar e pensar em opções de presente para a data, além de como tornar a ocasião ainda mais especial. Seja preparando um almoço ou jantar, o vinho vai cair como uma luva.

Versátil, o vinho vai bem em qualquer estação do ano, mas principalmente, no inverno, o tinto é procurado para acompanhar pratos quentes, como sopas, fondues, massas e chocolates. Mas há uma variedade de vinhos que combinam bem com baixas temperaturas, ajudando a aquecer e tornando os momentos mais agradáveis.

E estamos no inverno e ainda vamos celebrar o dia dos  Pais, e dia dos pais combina  com vinho e churrasco, e os vinhos que mais combinam  com o churrasco, são as uvas Tannat e Cabernet Franc,  que geram vinhos mais encorpados, como Touriga Nacional, Tempranillo, Syrah, Pinotage, Nero d’Avola, Malbec e Cabernet Sauvignon – são ideais para um churrasco e inverno. Outra dica é apostar em vinhos com teor alcoólico mais elevado, pois o álcool ajuda a aquecer o corpo. Vinhos com passagem por madeira, também são boas opções, pois possuem notas aromáticas quentes, assim como vinhos com aromas de pimenta preta, fruta em compota e geleia.  E vinhos da safra brasileira de 2018 trouxeram os gran reserva,  onde é fácil encontrar vinhos com 15% de álcool.

Mas para quem faz churrasco com legumes,  que tal um Chardonnay com passagem em barrica de Carvalho, ou com aquele queijo coalho? Aqui super indico um Sauvignon Blanc, o azedinho do queijo coalho e sua textura, além de uma possível adição de ervas aromáticas, vão muito bem com um Sauvignon Blanc.

Feliz dia dos Papais a todos os papais do mundo….