/Vinho: Hypothesis 2019

Vinho: Hypothesis 2019

Um vinho que dispensa muitas palavras, porque de fato ele é um vinho, e diga-se de passagem, um vinho para degustar com calma analisando tudo que ele te entrega. E entrega muito.

O Franc da Pianegonda é diferenciado, começa pelo rótulo, ou termina pelo rótulo, que traz um mímico, mostrando a arte de expressar pensamentos e sentimentos por meio de gestos.

O Franc 2019, é um vinho jovem com um perfeito equilíbrio no paladar, aromas de frutas vermelhas e especiarias devido o seu estágio em barricas de carvalho francesa, com 12,5 % de álcool ele apresenta um ótimo potencial de guarda. As uvas são da serra gaúcha com manejo biodinâmico vinificado na Dom Giovanni e desenvolvido pelo enólogo Jefferson Sancinetto Nunes.

Além do Carbernet Franc eles tem a espumante Sur Lie com maturação de 36 meses, elaboradas com as uvas chardonnay e pinot noir, que apresenta notas frutas cítricas, leve tostado, uma acidez ímpar, elaborada pelo método tradicional, e foi produzida apenas 500 garrafas.

A espumante traz em seu rótulo o Bobo da Corte. A simbologia por trás de pré-julgamentos que o rodeiam é profunda. Segundo o idealizador e proprietário destes rótulos Gabriel Pianegonda, eles levam muita sabedoria por meio do riso, da alegria e da subjetividade. A maioria ria sem compreender, porque estavam rindo de si mesmo, pois esta era a principal missão deles, fazer com que o público olhasse para dentro de si”. E foi baseado nesta história que a Pianegonda escolheu esta temática para dar os seu primeiros passos.

Shakespeare traduziu muito bem essa simbologia na sua obra teatral – Rei Lear, onde o bobo ensina entre uma cena e outra que devemos aprender com a tragédia e como viver de bom humor.

Toda a história que tem por trás da Pianegonda é linda e começou com uma lua-de-mel em Mendoza, e foi lá que aconteceu o amor a primeira vista pelos vinhos. Gabriel tem terras em Viamão (um terroir diferente devido o solo arenoso e por estar próximo ao mar) e foi neste local que ele começou a dar os primeiros passos plantando as uvas, tannat e cabernet sauvignon, depois surgiram outras uvas.

É perceptível que o trabalho é feito com muito amor preservando a natureza ao máximo, fazendo vinhos biodinâmicos.

Vinho & saúde, quem não quer ter levante a mão! 🍷