/Vinho tinto no verão?

Vinho tinto no verão?

Pode sim, e é bem saboroso…. Um pinozinho pra chamar de seu é muito interessante inclusive quando as temperaturas estão extremas.

O verão chegou e chegou chegando é a hora de tirar o biquíni e a sunga da gaveta para aproveitar a cervejinha gelada ou a caipirinha à beira do mar ou da piscina e esquecer o vinho tinto na adega, certo? Errado. Além dos espumantes e do vinho branco, que são bebidas frescas servidas geladas, o vinho tinto também reclama o seu lugar ao sol, ainda que a temperatura chegue às alturas.

É muito importante prestar atenção nos rótulos assim você pode optar pelos tintos leves e frutados, que são mais frescos, e que tenham menor teor alcoólico. A preferência deve ser dada aos vinhos jovens, prontos para o consumo entre dois e quatro anos após a safra. Normalmente, esses vinhos mais leves são elaborados a partir de uvas de pele mais fina, como, por exemplo, a Pinot Noir, a Dolceto e algumas Merlot.

Dica fatal: É importante resfriar o vinho pelo menos uma hora antes de ser consumido, na geladeira, ou 15 a 20 minutos no freezer, ou ainda uns 5 a 7 minutos em um balde com gelo e água – isso para os consumidores mais apressados e de última hora. Para quem planeja, o ideal é colocar o vinho na porta da geladeira de manhã e abrir a garrafa 30 minutos antes de servir, mantendo-a com um rapid ice envolvido para que não volte a esquentar. No verão, a temperatura ambiente faz subir quase imediatamente uns dois graus a temperatura da bebida e, por isso, não devemos colocar muita quantidade na taça.

Os tintos de verão deixam de ser um mito e se tornam indispensáveis quando o que queremos é acompanhar bem as refeições, especialmente embutidos, presuntos, carnes frias como o rosbife e queijos poucos gordurosos, saladas sem vinagre, legumes e carnes grelhados, que não deixam de fazer parte do nosso cardápio durante a estação mais quente do ano.

Alguns dos vinhos tintos que combinam com o verão:
Pinot Noir, Gamay, Bonarda, Barbera, Trincadeira, Beaujolais… entre outras e volto a frisar que os vinhos tintos leves a temperatura pode ficar na casa de 12 a 14°C.

cheers